Criado grupo de projeto para “Museus no Futuro”

Ministra da Cultura, Graça Fonseca, nomeia grupo projeto para “Museus no Futuro”. A equipa, coordenada por Clara Frayão Camacho, vai estudar e propor medidas para a sustentabilidade, acessibilidade e inovação dos museus.

Criado grupo de projeto para “Museus no Futuro”
Criado grupo de projeto para “Museus no Futuro”. Foto: © Rosa Pinto

Durante um ano, uma equipa de representantes de várias áreas do Governo, vai identificar, conceber e propor medidas que contribuam para a sustentabilidade, a acessibilidade, a inovação e a relevância dos museus sob dependência da Direção-Geral do Património Cultural e das Direções Regionais de Cultura.

O grupo de projeto para “Museus no Futuro” que acaba de ser nomeado pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca, é coordenado por Clara Frayão Camacho, da Direção-Geral do Património Cultural, e incluiu Maria Raquel Henriques da Silva, docente na Universidade Nova de Lisboa, Ana Carvalho, investigadora na Universidade de Évora, José Varejão, docente na Universidade do Porto, Sara Barriga Brighenti, subcomissária do Plano Nacional das Artes e coordenadora do Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, Rita Jerónimo, Adjunta do Gabinete da Ministra da Cultura.

Do grupo fazem ainda parte, em representação dos museus na dependência da Direção-Geral do Património Cultural e das Direções Regionais de Cultura, duas personalidades a indicar pelo órgão que exerça funções consultivas no âmbito do regime de autonomia de gestão dos museus, monumentos e palácios, Bruno Marcelo Regalado Julião, Adjunto do Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Leonel Jorge Nogueira de Moura, artista e curador, Teresa Ferreira, Diretora de Departamento no Turismo de Portugal, I. P., Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva, João Brigola, docente e investigador na Universidade de Évora, e Elsa Cristina Simões dos Santos Alípio, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O despacho que nomeia o grupo de projeto “Museus no Futuro” determina também que devem ser convidados a participar nos trabalhos personalidades de reconhecido mérito e representantes de entidades, públicas ou privadas, incluindo organizações representativas do setor da museologia, designadamente a Associação Portuguesa de Museologia (APOM) e o Conselho Internacional de Museus (ICOM).

O grupo de projeto tem ainda a competência para promover e realizar fóruns temáticos e iniciativas de índole participativa com cidadãos e entidades representativas do setor.