Criado Núcleo de Investigação e Desenvolvimento para casta Alvarinho

O Soalheiro pretende apostar no desenvolvimento de novos produtos e novos processos, em torno da casta Alvarinho e do terroir de excelência onde estão inseridos, e para isso criou um Núcleo de Investigação e Desenvolvimento.

Criado Núcleo de Investigação e Desenvolvimento para casta Alvarinho
Criado Núcleo de Investigação e Desenvolvimento para casta Alvarinho. Foto: DR

Para prosseguir no caminho da inovação o Soalheiro implementou um Núcleo de Investigação e Desenvolvimento com o objetivo de serem desenvolvidos novos produtos e novos processos, em torno do Vinho Verde, em especial da casta Alvarinho e do terroir de excelência onde estão inseridos. Um objetivo que é sempre de privilegiar a qualidade e a sustentabilidade social, económica e ambiental.

Este investimento no Núcleo está inserido na estratégia do Soalheiro em contribuir para a valorização de um território com elevado potencial de desenvolvimento, não só na produção de Alvarinhos de excelência, mas também em torno do turismo do vinho de uma forma mais abrangente e integradora. Para os produtores é preciso sair da zona de conforto para poderem evoluir, dado que só aí surge a criação, a novidade, a inovação.

Um dos fatores de diferenciação é a aposta na partilha de conhecimento, que permitirá aumentar a competitividade de forma sustentável, e neste sentido as parcerias são um fator chave para o sucesso do Núcleo de Investigação e Desenvolvimento, como o trabalho em conjunto com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

No âmbito da parceria com o IPVC vai ser realizado um estudo socioeconómico e desenvolvido um modelo tridimensional do Clube de Produtores de Monovarietais de Vinho Verde (VVCPM), com base na informação especializada que já existente sobre o território de Monção e Melgaço. A associação que agrega já mais de 150 produtores parceiros de produção do Soalheiro tem como propósito contribuir para a produção de uvas e de vinho de qualidade, contribuindo para a afirmação da identidade histórico-cultural, patrimonial, económica e social dos territórios ligados a uma produção de excelência.

No plano de trabalhos com o IPVC está ainda o apoio ao desenvolvimento de uma tese de mestrado sobre a comunicação do Enoturismo, correlacionar a nutrição natural com a diferenciação aromática no âmbito da microbiologia das fermentações e apostar no desenvolvimento tecnológico com base na viticultura de precisão.