Curso de Ecografia Abdominal Clínica para exames à distância

Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica para capacitar profissionais de saúde em exames de diagnóstico de ecografia à distância, abre candidaturas. O curso é promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e NOVA Medical School.

Curso de Ecografia Abdominal Clínica para exames à distância
Curso de Ecografia Abdominal Clínica para exames à distância. Foto: DR

A ecografia como técnica de imagem usada no diagnóstico de condições de saúde pode ser usada através de sistemas robotizados, para exames à distância.

A segunda edição do Curso de Formação de Ecografia Abdominal Clínica, promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e pela NOVA Medical School em Lisboa, tem candidaturas abertas até 20 de março.

O curso que arranca em maio vai capacitar os atuais e futuros profissionais de saúde, bem como estudantes de medicina e de outros cursos no âmbito da área de imagiologia. O reconhecimento de estruturas anatómicas, a utilização de ecografias e sondas, a identificação de patologia(s) através de imagens ecográficas e a prática de obtenção de imagens ecográficas da região abdominal, são alguns dos conteúdos programáticos.

Luís Curvo Semedo, coordenador da iniciativa formativa em Portugal, esclareceu, citado em comunicado pela Universidade de Coimbra, que “a ecografia é geralmente a primeira técnica de imagem usada no diagnóstico. É uma técnica de imagem que apresenta múltiplas vantagens como o facto de ser portátil, os resultados são obtidos em tempo real, é uma técnica não invasiva, de baixo custo, sendo um importante auxílio ao diagnóstico em situações de urgência. A Organização Mundial de Saúde, reconhecendo as vantagens e importância desta técnica recomenda a criação de cursos específicos em ecografia, destinados a todos os médicos, incluindo não radiologistas”.

Na Faculdade de Coimbra da Universidade de Coimbra irá ministrar os módulos online de 3 a 31 de maio, com sessões práticas de 1 a 5 de junho. A NOVA Medical School inicia o programa de formação online a 29 de maio e termina a 23 junho, com sessões práticas a realizarem-se de 26 a 28 de Junho. As aulas práticas, organizadas em grupos distribuídos por 2 sessões de 5 horas cada, incluem demonstrações de ecografia abdominal, através de ferramenta robótica de tele-ecografia, exercícios práticos de recolha de imagem ecográfica com sonda e ecógrafo.

“Esta edição apresenta ainda as mais modernas tecnologias para realização de Ecografia Abdominal, como seja sistemas robotizados que permitem realizar exames à distância, permitindo aos profissionais de saúde prestar assistência em áreas remotas de difícil acesso”, acrescentou Luís Semedo.

A formação de Ecografia Abdominal Clínica é certificada pela Universidade de Coimbra. Tem a duração total de 40 horas (1,5 ECTS), divididas em 30 horas de módulos online e 10 horas de sessões práticas presenciais, ministradas por docentes especialistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e da NOVA Medical School.

 

A formação é promovido no âmbito do projeto TRAINR4U – Training Robot for Ultrassound, um projeto financiado pelo EIT Health e liderado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN). O projeto que inclui um consórcio do qual fazem parte o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (PT), NOVA Medical School (PT), Parc Sanitari Sant Joan de Déu (ES), Karolinska Institute (SE), Trinity College Dublin (IE), Sorbonne Université (FR), Academisch Ziekenhuis Groningen (NL), Tecnalia Research & Innovation (ES), Assistance Publique Hôpitaux de Paris (FR) e Sensing Future Technologies.