Curso de licenciatura em cinema abre na Escola das Artes no Porto

Escola das Artes da Universidade Católica, no Porto, abre candidaturas para o novo curso de licenciatura em cinema. O novo curso dotado de instalações e equipamento de topo aposta num modelo inovador, centrado em projetos.

Curso de licenciatura em cinema abre na Escola das Artes
Curso de licenciatura em cinema abre na Escola das Artes. Foto: TVEuropa

A Escola das Artes da Universidade Católica, no Porto, lança curso de licenciatura em Cinema. As candidaturas para a nova licenciatura já estão abertas, e o curso segue um modelo inovador de ensino, centrando-se no desenvolvimento de projetos reais que integram as diversas competências técnicas, profissionais e teóricas do Cinema.

A formação que tem o acompanhamento técnico e artístico de realizadores e criativos das diferentes áreas do Cinema, como João Salaviza, Salomé Lamas, João Braz, Luís Urbano, Rui Poças, João Canijo ou Gabriel Abrantes, inclui ao longo dos três anos um projeto por semestre nos dois primeiros anos e um projeto final no último ano.

A nova licenciatura posiciona-se, de forma diferenciada, no panorama de ensino universitário do cinema em Portugal, permitindo abrir uma janela de oportunidade para novos recursos humanos criativos, numa indústria audiovisual em crescimento.

A Escola das Artes reforça, com esta licenciatura, a oferta na área da produção e criação cinematográfica, depois de, em 2019, ter lançado o mestrado em Cinema. Uma formação que se destaca pela versatilidade e pela aposta na criação de filmes e outros projetos artísticos, permitindo o desenvolvimento de um portefólio pessoal e de um estágio curricular em produtoras portuguesas de cinema. A licenciatura e o mestrado em Cinema complementam-se, permitindo que os alunos construem um percurso de cinco anos, desenvolvendo projetos e desenvolvendo o crescimento intelectual e artístico.

Instalações e equipamentos de topo na área do Cinema

O curso de licenciatura em Cinema na Escola das Artes, vai ter ao dispor instalações e equipamentos profissionais, atuais e de topo, e os alunos garantem o acesso a um orçamento de produção para um projeto final. No final da formação, os estudantes estarão preparados para trabalhar nas diferentes áreas criativas do Cinema e do Audiovisual, como a direção de Fotografia, a Montagem, a Escrita de Argumento e a Realização, entre outras.

O curso enquadra também o ensino do cinema num diálogo próximo com outros campos artísticos – como o Som, a Música, a Animação ou o New Media Art –, que fazem parte da restante oferta formativa da Escola das Artes: licenciatura e mestrado em Som e Imagem ou mestrado em Fotografia, por exemplo. Esta complementaridade permitirá que os alunos de Cinema partilhem unidades curriculares e projetos artísticos com as outras áreas, num clima de criatividade e experimentação, em que os diferentes saberes se entrecruzam.

No âmbito do vasto e diversificado programa cultural da Escola das Artes os alunos têm a possibilidade única de contactar com alguns dos nomes mais sonantes do Cinema. A título de exemplo, nos últimos dois anos passaram pela Escola das Artes, orientando masterclasses e workshops, Lucrecia Martel, Ira Sachs, Apichatpong Weerasethakul, Atom Egoyan ou Todd Solondz.