Cursos gratuitos online estão disponiveis pelo Politécnico de Leiria

Politécnico de Leiria abre 20 novos cursos gratuitos online, incluindo na área da inclusão. ‘Normas de acessibilidade na web’, ‘Como interagir com uma pessoa cega’, ‘Comunicação aumentativa’ e ‘Descrição de imagens em contexto web e digital’ são alguns dos MOOC.

Cursos online
Cursos online. Foto: DR

O Politécnico de Leiria (PLeiria) abre 20 novos MOOC Massive Open Online Courses. Estes cursos inteiramente gratuitos incluem um ‘Ciclo Inclusão’ com cerca de uma dezena de cursos curtos como ‘Normas de acessibilidade na web’, ‘Como interagir com uma pessoa cega’, ‘Comunicação aumentativa’, entre outros.

Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria, citado em comunicado, refere que “numa sociedade plural, inclusiva e democrática, devemos saber interagir com a diferença, e este ‘Ciclo Inclusão’ foi pensado especificamente para promover a inovação social e a transferência de conhecimento para a sociedade civil”.

Os cursos curtos do ‘Ciclo Inclusão’ “pretendem desmistificar aspetos ligados à deficiência e sensibilizar para a inclusão em diversos contextos da vida diária”, é referido no comunicado do PLeiria. Um ciclo que “é formado por minicursos em formato ‘59 minutos e alguns segundos’, sendo cursos rápidos, simples e focados no essencial, onde são abordados conceitos, estratégias de interação e técnicas de acessibilidade que se destinam a qualquer pessoa, de qualquer idade.”

Nuno Mangas esclarece que os cursos “resultam do know-how que foi gerado” pelo PLeiria “em matéria de inclusão”, e lembra que há dez anos foi criado no Politécnico o “Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) ”, e que o dispõe da Unidade de Investigação Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT). O PLeiria é “a nível nacional a instituição de ensino superior que mais estudantes com deficiência recebe”.

O PLeiria é considerado um “modelo de boas-práticas e referência mundial” no domínio da inclusão. Para além dos cursos do ‘Ciclo de Inclusão’ o Politécnico disponibiliza através da plataforma UP2U cursos no âmbito das estratégias de aprendizagem ativas, que contribuem para o sucesso académico, tendo em conta os desafios da educação do séc. XXI, são exemplos ‘Gestão do tempo’ e ‘Evitar o plágio’.

Os 20 novos MOOC do Politécnico de Leiria resultam de uma iniciativa conjunta da Unidade de Ensino a Distância, do Serviço de Apoio ao Estudante, do CRID e da iACT. Alguns cursos já estão com inscrições abertas e outros irão permitir a sua frequência “de forma faseada ao longo do segundo trimestre do ano”.

O PLeiria lembra que os MOOC são cursos gratuitos e de livre acesso, que podem ser realizados de acordo com o ritmo do formando, pois é ele que gere o seu próprio percurso. Os cursos destinam-se a vários perfis de estudantes e ao público em geral, e qualquer pessoa pode realizá-los, bastando registar-se na plataforma UP2U.