Da mente ao corpo, através da dança: Intranzyt Cia estreia criação

Comprometida no apoio a jovens bailarinos, companhia de dança arranca 2024 com peça original de coreógrafo chinês. Nos dias 29 de fevereiro e 1 de março, às 21h30, Casa das Artes de Famalicão.

Da mente ao corpo, através da dança: Intranzyt Cia estreia criação
Da mente ao corpo, através da dança: Intranzyt Cia estreia criação. Foto: DR

A dança e as emoções vão tomar conta da Casa das Artes de Famalicão. The Inescapable Cascade of Any Odd Event, uma peça original e exclusiva do coreógrafo e bailarino chinês Menghan Lou, é o primeiro espetáculo apresentado pela ITZ-Intranzyt Cia., este ano. A partir das 21h30 dos dias 29 de fevereiro e 1 de março, a companhia de dança sediada em Vila Nova de Famalicão promete transportar o público numa viagem pela experiência humana, materializada na relação entre o corpo e a mente. Uma digressão nacional e internacional é o próximo capítulo para a produção que, para já, se estreia na casa-mãe da companhia.

As emoções, e todas as suas facetas, são protagonistas de uma criação que tem o ser humano como objeto de estudo. O resultado é uma peça intensa e visualmente poética, que encontra inspiração na interação dinâmica entre a mente e o corpo. A criação coreográfica de Menghan Lou, desenvolvida e aperfeiçoada junto dos bailarinos da companhia famalicense, celebra as respostas emocionais e a expressão das emoções, refletindo sobre o seu impacto na vivência humana enquanto elo que une os pensamentos e as sensações físicas.

Menghan Lou: Dança e movimento em todas as suas vertentes

O coreógrafo chinês deslocou-se até Famalicão, onde, ao longo das últimas sete semanas, tem trabalhado a manifestação física das emoções com os oito bailarinos que estarão em palco. Nascido na cidade de Chongqing, na China, Menghan Lou, hoje com 40 anos, iniciou-se enquanto bailarino profissional na Guangdong Modern Dance Company e fez parte do elenco do Nederlands Dans Theatre durante nove temporadas. Nos últimos anos, tem construído um percurso sólido e reconhecido na criação coreográfica. Além de dirigir a Lou Motion, companhia fundada pelo próprio, é regularmente convidado para coreografar por algumas das mais prestigiadas companhias a nível internacional, incluindo o Nederlands Dans Theatre, o teatro Korzo em Haia, o Shanghai Dance Theatre, o Bayerisches Staatsballett e o Los Angeles Ballet.

José Bastos, diretor da Simbiose Gestão Cultural e responsável pela difusão do espetáculo, sublinha a relevância de criar, desenvolver e apresentar produções culturais de elevada qualidade fora dos grandes centros: “Contar com a presença de Menghan Lou na Casa das Artes de Famalicão ao longo das últimas semanas tem sido uma mais-valia para a companhia e, também, para a comunidade”. O responsável acrescenta que este tipo de iniciativa “é fundamental para criar oportunidades para artistas oriundos de diferentes contextos, que, de outra forma, não teriam um espaço para se expressarem artisticamente e para se profissionalizarem no mundo da dança”.

Intranzyt quer ser uma ponte entre a academia e o mundo profissional

É no apoio ao talento jovem que Cristina Pereira e Vasco Macide, diretores artísticos da ITZ-Intranzyt Cia., encontram a sua vocação. O projeto “nasceu” em 2020, com o intuito de preencher uma lacuna no panorama da dança, e da cultura em geral, a nível nacional: o momento de transição do mundo académico para a realidade profissional. A companhia pretende ser um espaço seguro onde jovens bailarinos podem desenvolver o seu talento, criar uma rede de contactos e familiarizar-se com o ambiente profissional de uma companhia de dança. Anualmente, são escolhidos cinco a sete bailarinos pré-profissionais, nacionais e estrangeiros, que têm assim a oportunidade participar em todas as atividades do grupo, aperfeiçoando as suas competências técnicas e artísticas. O elenco principal da companhia é formado por 12 bailarinos, de diferentes nacionalidades, com idades compreendidas entre os 19 e os 23 anos.

Além de “dar palco” a bailarinos recém-formados, a ITZ-Intranzyt Cia., oferece a coreógrafos portugueses residentes no estrangeiro e que ainda não se apresentaram ao público português a oportunidade de trazerem as suas criações para território nacional. Paralelamente, a companhia tem apresentado propostas de criadores nacionais e estrangeiros com percursos já reconhecidos internacionalmente, construindo um repertório eclético e plural e criando valor não apenas para os bailarinos e criadores envolvidos, como para toda a comunidade.