Dachser vai começar a operar com camiões a hidrogénio

Tecnologias de condução com zero emissões vão ser usadas pela Dachser. A empresa de logística e transporte de mercadorias vai iniciar operações com dois camiões a hidrogénio em duas cidades alemãs, em 2023.

Dachser vai começar a operar com camiões a hidrogénio
Dachser vai começar a operar com camiões a hidrogénio. Foto: DR

A Dachser, empresa global de logística e transporte de mercadorias, prepara-se para iniciar operações com tecnologias de condução com zero emissões, estando os motoristas a completar a formação. A empresa planeia começar a usar em 2023 operações com dois camiões a pilha de combustível de hidrogénio (FCEV) em duas cidades na Alemanha.

Em Magdeburgo, no início de 2023, irá começar a operar com o camião Hyundai XCIENT. O veículo, que suporta até 27 toneladas e oferece espaço para 18 paletes, tem uma autonomia de 400 quilómetros, o que significa que pode ser utilizado em operações de dois turnos.

Enquanto o camião FCEV é testado na distribuição na área de Magdeburgo durante o dia, à noite irá realizar as linhas do tráfego regular até à filial da Dachser em Berlim-Schönefeld. Para as operações noturnas, o veículo será equipado com uma combinação de reboque e caixa móvel (swap body). As instalações para reabastecimento do camião a hidrogénio estarão disponíveis perto das duas filiais da Dachser em Magdeburgo e Berlim.

Em Magdeburgo, o parceiro da Dachser no projeto é a H2 Delivery Truck Pool GmbH & Co. KG. Uma empresa que faz parte da H2 Green Power & Logistics GmbH, e que apresentou a sua estratégia para a logística de veículos comerciais movidos a hidrogénio com o camião Hyundai XCIENT FCEV, num evento que percorreu 11 cidades alemãs no final de 2021.

A partir de meados de 2023, a Dachser irá utilizar um camião Bluepower 1938 FCEV da Enginius – uma filial do Faun Group em Bremen – para entregas no centro da cidade de Hamburgo. O camião irá complementar o conceito DACHSER Emission-Free Delivery, projetado para zero emissões locais e que está programado para ser lançado em Hamburgo já neste outono de 2022. O Bluepower 1938 tem uma capacidade de até 19 toneladas e pode transportar até 18 paletes de mercadorias com o seu reboque de caixa fixa. A autonomia estimada do modelo é de 250 quilómetros. É um veículo ideal para entregas no centro da cidade e oferece um potencial de recuperação muito elevado.

“Como parte de um estudo com a Universidade de Ciências Aplicadas de Kempten, já determinámos que existe um potencial considerável para camiões de hidrogénio na rede europeia da Dachser”, explicou Stefan Hohm, Chief Development Officer (CDO) e membro do Conselho Executivo da Dachser.

O responsável da empresa concluiu: “Estamos ansiosos por introduzir os primeiros camiões de hidrogénio na rede Dachser, já que isto significa que seremos capazes de adquirir uma valiosa experiência prática com eles”.