Défice orçamental desceu para 0,3% no final do 3º trimestre

Excedente das contas das Administrações Públicas atingiu os 2,6% do PIB trimestral, ou seja, o no valor de 1.256,1 milhões de euros. No total dos três primeiros trimestres de 2017 o défice situou-se em 0,3% do PIB.

Ministério das Finanças, Lisboa
Ministério das Finanças, Lisboa. Foto: Rosa Pinto

O saldo das Administrações Públicas (AP) situou-se em cerca de 1.256,1 milhões de euros no 3º trimestre de 2017, o que correspondente a um excedente de 2,6% do PIB trimestral.

De acordo com o Ministério das Finanças (MF) trata-se do maior valor trimestral para o excedente das contas públicas desde 1995, o ano em que se iniciou a nova série estatística.

No conjunto dos três primeiros trimestres de 2017, o saldo global das AP fixou-se num saldo negativo de 393,9 milhões de euros, representando a um valor de défice de 0,3% do PIB.

Para o MF “a redução equilibrada do défice, com reforço do investimento e das políticas sociais, permite a diminuição sustentada da dívida pública, fator essencial para garantir o financiamento do Estado, empresas e famílias, no presente e no futuro.”

A redução da divida pública em 2017 atinge o valor máximo dos últimos 19 anos. Sendo que “a atual trajetória das contas públicas, combinada com o crescimento económico e do emprego, é essencial para o reforço da estabilidade e credibilidade orçamental.”

Para o MF a atual situação de “desempenho é testemunho do rigor e da credibilidade da atual estratégia orçamental. A gestão criteriosa dos recursos públicos e o investimento de qualidade são o melhor garante para fomentar o crescimento económico socialmente equitativo a médio e longo prazo.”