Delegação do Parlamento Europeu visita Brasil para promover Acordo UE-Mercosul

Delegação do Parlamento Europeu visita Brasil para promover Acordo UE-Mercosul
Delegação do Parlamento Europeu visita Brasil para promover Acordo UE-Mercosul

Uma delegação de 11 eurodeputados da Comissão de Comércio Internacional (INTA) do Parlamento Europeu está no Brasil, de 21 a 23 de julho, e visitará Brasília e São Paulo. A delegação do Parlamento Europeu tem como missão a promoção do Acordo de Parceria União Europeia – Mercosul e o fortalecimento das relações comerciais entre a União Europeia (UE) e o Brasil.

A deslocação dos eurodeputados, que inclui os portugueses Hélder Sousa Silva, Presidente da Delegação para as relações com a República Federativa do Brasil, e Francisco Assis, dá-se no momento em que sobe a tensão entre o Brasil e os EUA devido à imposição de tarifas por parte dos EUA, bem como as anunciadas tarifas dos EUA à UE.

Da agenda da visita dos eurodeputados consta reunião com ministros e autoridades públicas brasileiras, bem como representantes da indústria, da sociedade civil e de think tanks, para discutir as dimensões políticas, económica e ambiental do acordo de Parceria.

“Os países do Mercosul, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, são parceiros com ideias semelhantes para a União Europeia. Eles compartilham nosso compromisso com uma ordem comercial global baseada em regras, na qual as relações comerciais sejam justas, previsíveis e mutuamente benéficas. O Acordo de Parceria UE-Mercosul dá-nos a oportunidade de fortalecer esse importante relacionamento, gerando crescimento económico e aprofundando o diálogo sobre questões de interesse comum”, afirmou o eurodeputado Bernd Lange, presidente do Comité da INTA, e chefe da delegação ao Brasil.

Bernd Lange acrescentou: “Aguardo com expectativa a oportunidade de discutir o acordo e sua possível implementação em um ambiente amigável com nossos parceiros no Brasil e de chegar a um entendimento comum sobre seus benefícios e seu importante papel no mundo globalizado de hoje”.