Delta Cafés lança primeiro lote de café português produzido nos Açores

Lote de café dos Açores vai estar disponível nas lojas Delta The Coffee House Experience. Está a desenvolver-se a cultura do café nos Açores. Um trabalho conjunto entre a Delta Cafés, a Associação de Produtores Açorianos de Café e o Governo Regional dos Açores.

Delta Cafés lança primeiro lote de café português produzido nos Açores
Delta Cafés lança primeiro lote de café português produzido nos Açores. Foto: DR

A Delta Cafés anuncia o lançamento do lote de café dos Açores que estará disponível, em exclusivo e em edição limitada, nas lojas Delta The Coffee House Experience.

Trata-se da mais recente novidade que resulta do trabalho de cooperação que vem sendo desenvolvido desde 2019, entre a Delta Cafés, a Associação de Produtores Açorianos de Café (APAC) e o Governo Regional dos Açores. Uma cooperação com o objetivo de promover e dar a conhecer o café dos Açores, difundir conhecimento sobre esta cultura e responder ao interesse que a sua produção tem suscitado.

Um trabalho que inclui como objetivo criar as condições para certificar a região como a primeira produtora de café na Europa.

Para a Delta Cafés trata-se de um projeto que está alinhado com os valores da empresa e que reflete o compromisso da marca na promoção da qualidade, da sustentabilidade e no crescimento económico nas comunidades em que atua.

Nos primeiros anos o projeto centrou-se na avaliação e na melhoria de todos os aspetos envolvidos na produção, transformação e comercialização de café dos Açores tendo como principal objetivo unir e fortalecer os produtores de modo a estimular fortemente o desenvolvimento da cafeicultura desta região. Em 2019, foi feito um levantamento exaustivo, produzido um relatório e dado aconselhamento técnico, desde a colheita à moagem e degustação aos cafeicultores associados da APAC.

Com o apoio da International Coffee Partners (ICP), a Delta Cafés investiu na formação e qualificação dos cafeicultores dos Açores, para perceber qual o melhor tipo de café adequado ao clima açoriano, que culminou com um estudo que foi entregue, em maio de 2022, ao Governo Regional dos Açores e que revela o potencial da região para a produção de café.

Em 2023, o Governo Regional dos Açores em conjunto com a Delta Cafés promoveu sessões de “Desenvolvimento da Cultura do Café”, na Ilha Terceira e na Ilha de São Miguel, que abordaram as tendências de consumo e as perspetivas futuras do mercado internacional de café; o enquadramento atual da produção do Arquipélago e os seus objetivos de desenvolvimento, assim como a identificação de desafios e oportunidades que vão surgir com este projeto que vai mudar para sempre o futuro da cafeicultura nos Açores.

Com o lançamento do lote de café dos Açores, à venda nas lojas Delta The Coffee House Experience de Lisboa e Porto, a Delta Cafés, a APAC e o Governo Regional dos Açores estão em vias de celebrar um Protocolo de “Experimentação de novas variedades de café na região Autónoma dos Açores que irá permitir o desenvolvimento futuro do café na região, acelerando a produtividade, qualidade e viabilidade económica.

“Hoje, criamos futuro ao transformar o café dos Açores numa realidade e queremos mostrar com este lançamento o potencial deste café. É com orgulho que a Delta apresenta o primeiro café português, resultado de um trabalho contínuo de parceria. Este projeto faz parte do nosso ADN e acreditamos que vai contribuir para criação de valor social, ambiental e económico”, sublinha CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro, citado em comunicado da empresa.

“O lançamento do café dos Açores honra a Região, mas não representa um fim, antes o começo de uma nova etapa. Valorizo, enquanto Presidente do Governo e enquanto açoriano, o trabalho desenvolvido em parceria com a Delta. Com este legado e este passado de trabalho, teremos um amanhã de resultados e de valor social, económico e cultural acrescentado”, realça, citado em comunicado, José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo dos Açores.

“Com o lançamento deste lote de café 100% dos Açores é um afirmar da qualidade do nosso produto. O nosso café passa da fase de ser vendido em lotes produtor com marca própria, para a fase onde pode ser experimentado ao lado de outros cafés de altíssima qualidade. A parceira com a Delta Cafés, a APAC e Governo Regional dos Açores é fundamental para que seja dado as ferramentas necessárias para que o café seja mais que um sonho uma realidade”, refere, citado em comunicado, Luís Espínola – Presidente da APAC.