Democracia em destaque na apresentação do novo livro de Daniel Bastos

“Gérald Bloncourt – Dias de Liberdade em Portugal”, o novo livro de Daniel Bastos teve o comentário de Luís Marques Mendes na apresentação que decorreu em Fafe, no dia 18 de outubro. Um retrato que marcou a conquista da democracia em Portugal.

Democracia em destaque na apresentação do novo livro de Daniel Bastos
Democracia em destaque na apresentação do novo livro de Daniel Bastos. Na imagem Luís Marques Mendes (esq.), e Daniel Bastos. Foto: DR

A conquista da liberdade e da democracia em Portugal teve protagonistas mais ou menos empenhados, mas todos participantes. Conhecer a história do passado recente é fundamental para definir o carater dos portugueses, um conhecimento para o qual muito tem contribuído o escritor e historiador Daniel Bastos, que acaba de apresentar em Fafe o livro “Gérald Bloncourt – Dias de Liberdade em Portugal”.

A obra, concebida e realizada por Daniel Bastos tem na base o espólio fotográfico de Gérald Bloncourt, um dos grandes nomes da fotografia humanista. O livro bilingue, com tradução de Paulo Teixeira, tem prefácio do coronel Vasco Lourenço, presidente da Direção da Associação 25 de Abril.

Na apresentada do livro que decorreu dia 18 de outubro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, teve uma grande participação. A apresentação teve um momento musical com canções de “Abril” interpretadas pelo artista Carlos Miguel, e o comentário a cargo do advogado e comentador, Luís Marques Mendes.

O comentador caraterizou o livro como um verdadeiro serviço público que procura passar, em particular, às novas gerações a importância do 25 de Abril, a conquista da liberdade e da democracia. Um momento histórico que marcou a vida coletiva nacional, singularmente captado por Gérald Bloncourt, e que tem sido profusamente divulgado pelo historiador Daniel Bastos junto das comunidades portuguesas, embaixadoras da cultura e história do país, como também sublinhou Albino Costa, que também participou na apresentação do livro em representação do Município de Fafe.

No novo livro, realizado com o apoio da Associação 25 de Abril, Daniel Bastos revela uma parte pouco conhecida do espólio de Gérald Bloncourt, o fotógrafo que imortalizou a emigração portuguesa, e que também retratou a explosão de liberdade que tomou conta do país após a Revolução de 25 de abril de 1974.

Através de imagens, muitas delas inéditas, a obra aborda factos históricos que medeiam a Revolução dos Cravos e a celebração do Dia do Trabalhador na capital portuguesa. Designadamente, a chegada do histórico líder comunista Álvaro Cunhal ao Aeroporto de Lisboa, a emoção do reencontro de presos políticos e exilados com as suas famílias, o caráter pacífico e libertador da Revolução de Abril, e as celebrações efusivas do 1.º de Maio de 1974, a maior manifestação popular da história portuguesa recente.

A apresentação do livro antecede a cerimónia de homenagem pública ao afamado fotógrafo Gérald Bloncourt que a comunidade portuguesa em França vai realizar no próximo dia 26 de outubro, no Museu Nacional da História da Imigração em Paris, no âmbito do primeiro aniversário do seu falecimento.