Desemprego no Norte é o mais baixo dos últimos 20 anos

Taxa de desemprego no Norte baixa para níveis históricos de 6,3% em relação à média nacional e o salário cresce o valor médio de 995 euros mensais. No setor do turismo verifica-se um crescimento significativo a atingir as 1,1 milhões de dormidas.

Desemprego no Norte é o mais baixo dos últimos 20 anos
Desemprego no Norte é o mais baixo dos últimos 20 anos. Foto: © Rosa Pinto

A taxa de desemprego no Norte baixou de 7,4 para 6,3% no 2º trimestre de 2021. Um mínimo histórico da taxa de desemprego em relação à média nacional, que é de 6,7%. É a primeira vez, nos últimos 20 anos, que a taxa de desemprego da Região Norte apresenta um valor tão abaixo da média portuguesa.

No Norte a diminuição da taxa de desemprego está a ser acompanhada pelo crescimento do salário mensal líquido dos trabalhadores por conta de outrem, que é agora de 955 euros. Um valor que é o mais elevado desde que existem registos, e reflete o crescimento real de 4,2% face ao período homólogo de 2020. Os dados constam do relatório trimestral “NORTE CONJUNTURA”, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Verifica-se uma recuperação da economia do Norte que é sustentada pelo crescimento acentuado das exportações de bens, cerca de 43% em comparação com o 2.º trimestre de 2020.

No setor do turismo verifica-se que as dormidas nos estabelecimentos turísticos do Norte totalizaram cerca de 1,1 milhões, mais do triplo das 305 mil registadas no período homólogo de 2020, e que mostram uma clara recuperação face ao período homólogo de 2019, que foi de 1,8 milhões.

Também a taxa de desemprego nos jovens baixou de 22,5% para 21,8% e assim inverteu a tendência de crescimento que foi observada ao longo da crise pandémica, e para o aumento da população empregada do Norte em 5,3%, o que se traduziu num aumento de 87 mil postos de trabalho, sendo 38 mil no setor das indústrias transformadoras.