Desmantelado grupo criminoso que atraía e forçava vítimas a prostituição de rua

Grupo criminoso romeno de base familiar atraía vítimas usando o 'método amante' e forçava-as a prostituir-se nas ruas de Girona, em Espanha. Ação policial, com apoio da Europol, fez 19 detenções e apreendeu diversos bens do crime.

Desmantelado grupo criminoso que atraía e forçava vítimas a prostituição de rua
Desmantelado grupo criminoso que atraía e forçava vítimas a prostituição de rua. Foto: DR

A Europol apoiou, em 9 de março, a Polícia Nacional Espanhola e o Serviço de Combate à Criminalidade Organizada Giurgiu da Polícia Romena numa ação contra um grupo de crime organizado envolvido na exploração sexual.

Os suspeitos pertenciam a um grupo criminoso familiar composto por cidadãos romenos. Os criminosos recrutaram as vítimas da Roménia, atraindo-as para a Espanha usando o chamado ‘método amante’. Quando vítimas chegavam a Girona, os membros do gangue criminoso forçavam as vitimas prostituir-se nas ruas da cidade espanhola.

As vítimas suportaram duras condições de vida, frio e fome. Algumas delas foram forçadas a prostituir-se durante a gravidez e o alto risco de serem infetadas com COVID durante a atual pandemia.

O gangue de criminosos tatuou a vítimas para provar que eram sua ‘propriedade’. Os criminosos arrecadaram o dinheiro da exploração sexual e investiram-no em veículos de alta gama, imóveis, bens de luxo e drogas.

Durante o dia de ação, 9 de março de 2021 a polícia fez:

16 buscas domiciliares – 2 em Espanha e 14 na Roménia;

19 prisões – 8 em Espanha e 11 na Roménia;

18 vítimas foram protegidas – 7 em Espanha e 11 na Roménia;

As apreensões incluíram telefones e bens roubados, incluindo joias, no valor de cerca de 35.000 euros.

A ação policial teve o apoio da Europol que facilitou a troca de informações e forneceu apoio analítico. Durante o dia de ação, a Europol acolheu um posto de comando virtual para coordenar as atividades. A Europol também enviou um especialista à Espanha para verificar as informações operacionais em tempo real.