Despesa em ciência deve atingir 3% do PIB em 2030

Plano de Recuperação e Resiliência afeta 6,4 mil milhões de euros à ciência, conhecimento e inovação, referiu hoje o Primeiro-Ministro, António Costa, no Encontro Ciência 2021, em Lisboa. A despesa em ciência deve atingir 3% do PIB em 2030.

Despesa em ciência deve atingir 3% do PIB em 2030
Despesa em ciência deve atingir 3% do PIB em 2030. Foto: TVEuropa

Na intervenção que fez hoje por vídeo no Encontro Ciência 2021, o Primeiro-Ministro, António Costa, referiu que mesmo num contexto de pandemia o Governo tem alargado “a base social do ensino superior, com um aumento de 28% nos apoios sociais a estudantes” e que foi reforçado o orçamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e das Instituições de Ensino Superior Públicas.

António Costa lembrou que por recomendação dos cientistas e investigadores foi alargado “o âmbito da medida da restituição do IVA na área da Ciência, cobrindo um universo potencial de 193 Instituições sem Fins Lucrativos e 104 Instituições de Ensino Superior Público e Privado”, e que foi garantido ao “ Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia manter a sua capacidade competitiva no âmbito de consórcios internacionais”.

Perto de 40% das verbas disponíveis no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ou seja 6,4 mil milhões de euros, é consignado à ciência, ao conhecimento e à inovação indicou o Primeiro-Ministro, e sublinhou que “o PRR é um dos instrumentos financeiros à disposição do país, que acresce aos já existentes”, e que, “complementa, potencia, adiciona. É uma oportunidade sem precedentes para fazermos o que ainda não fizemos”.

“As ambiciosas metas a que nos propusemos para o ano de 2030: elevar a despesa total de I&D a 3% do PIB; garantir 50% de graduados na faixa etária dos 30 aos 34 anos; e atingir um volume de exportações equivalente a 53% do PIB, com enfoque no aumento da balança tecnológica”, referiu como uma grande aposta o Primeiro-Ministro.