Dez pessoas resgatadas pelo Alan Kurdi e Mediterranea podem vir para Portugal

Resgatados do Mediterrâneo pelos navios Alan Kurdi e Mediterranea vão ser acolhidos em Portugal, Alemanha, França, Luxemburgo e Malta. Portugal disponível para receber 10 das 106 pessoas resgatadas.

Dez pessoas resgatadas pelo Alan Kurdi e Mediterranea podem vir para Portugal
Dez pessoas resgatadas pelo Alan Kurdi e Mediterranea podem vir para Portugal. Foto: DR

O Governo manifestou disponibilidade de Portugal para receber 10 das 106 pessoas resgatadas no Mediterrâneo pelos navios Alan Kurdi e Mediterranea, indicou em comunicado o Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Ministro da Administração Interna.

O navio Alan Kurdi transportava 65 pessoas e o Mediterranea, que aportou este sábado no porto da ilha de Lampedusa, transportava 41 pessoas. Estas 106 pessoas devem ser recebidas por Portugal, Alemanha, França, Luxemburgo e Malta. Um grupo de países que, num espírito de solidariedade europeia, manifestou disponibilidade para receber estes resgatados do Mar Mediterrâneo.

O Governo indica que “com este gesto, mais uma vez, Portugal integra o grupo de países que assumem o seu dever de solidariedade humanitária, traduzindo em atos o desejo comum de fornecer soluções europeias para a questão da migração e para as tragédias humanas que se desenvolvem no Mediterrâneo”.

Este caso é mais um dos vários processos de acolhimento de resgates dos navios, como o de Lifeline, Aquarius I, Diciotti, Aquarius II, Sea Watch III, Alan Kurdi, Stromboli e Cigala Fulgosi, além de outras pequenas embarcações.

Para além desta disponibilidade em acolher pessoas resgatadas, o Governo português “continua a defender uma solução europeia integrada, estável e permanente para responder aos desafios migratórios”.