Dia da Europa celebrado com espetáculo “A Viagem” em escola do Porto

Dia 9 de maio, Portugal Inovação Social celebra o Dia da Europa com o espetáculo “A Viagem”, numa escola do Agrupamento de Escolas Infante Dom Henrique, no Porto. “A Viagem” insere-se na iniciativa Europa na minha Região.

Dia da Europa celebrado com espetáculo “A Viagem” em escola do Porto
Dia da Europa celebrado com espetáculo “A Viagem” em escola do Porto. Foto: DR

A peça “A Viagem” foi criada no âmbito do projeto de inovação social “À Barca” do Teatro do Bolhão, apoiado pela Portugal Inovação Social, tendo sido inspirada nas palavras de Sophia de Mello Breyner Andresen e encenada por Joana Providência.

“A Viagem” vai ser apresentada no Dia da Europa, dia 9 de maio, às 15h00, na sede do Agrupamento de Escolas Infante Dom Henrique, junto à Praça da Galiza, Massarelos, Porto.

A apresentação da peça “A Viagem” insere-se na iniciativa Europa na minha Região, um programa europeu de “portas abertas” que tem por objetivo dar a conhecer ao grande público, ao longo de todo o mês de maio, alguns dos projetos que estão a ser financiados pela União Europeia em todos os Estados-membro.

“À Barca” é um projeto inovador, que através do teatro e da “escola do teatro”, ou seja, das suas práticas, estratégias e metodologias de trabalho, pretende promover e desenvolver, nas escolas da Área Metropolitana do Porto, o domínio da leitura, da comunicação oral e da escrita da língua portuguesa, combatendo desta forma a desmotivação, o insucesso escolar e os ainda altos índices de abandono escolar.

“À Barca” é um dos 218 projetos apoiados pela Portugal Inovação Social, e que neste caso em particular é financiado através do Programa Operacional Capital Humano, no quadro do Portugal 2020.

O projeto “À Barca” apresentou uma candidatura ao instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, que se destina a financiar o desenvolvimento ou expansão de projetos que promovam ideias inovadoras para áreas fundamentais da nossa sociedade como o emprego, a educação, a justiça, a saúde ou a inclusão social.

Os projetos apoiados ao abrigo de Parcerias para o Impacto são financiados a 70% por fundos públicos, sendo os restantes 30% assegurados por investidores sociais, quer públicos quer privados. No caso do “À Barca”, o projeto vai receber, ao longo de três anos, 325.909,95 euros de financiamento público, correspondente a 70%, sendo que os investidores sociais os 17 municípios da Área Metropolitana do Porto: Matosinhos; Vila Nova de Gaia; Porto; Vila do Conde; Trofa; Gondomar; Santa Maria da Feira; São João da Madeira; Valongo; Paredes; Arouca; Espinho; Santo Tirso; Vale de Cambra; Maia; Póvoa de Varzim e Oliveira de Azeméis.

Os investidores sociais asseguram 139.675, 70 euros, restantes 30%, o que totaliza 465.585, 65 euros de financiamento.

SINOPSE da “A Viagem”

Encontrámos na palavra poética de Sophia uma oportunidade de criação artística que proporcione uma experiência de fruição estética do seu imaginário tão profícuo em mistérios.

Partimos do conto “A Viagem”, um dos Contos Exemplares de Sophia de Mello Breyner Andresen, para a partilha do percurso de um homem e de uma mulher que, enquanto se dirigem a um lugar maravilhoso, desconhecido, vão sucessivamente encontrando e perdendo tudo o que encontram. “A Viagem” desenha metaforicamente a procura do sentido mais profundo da vida humana (…).

FICHA ARTÍSTICA

Encenação: Joana Providência
Interpretação: João Cravo Cardoso e Mariana Costa
Cenografia e Adereços: Filipe Mendes
Figurinos: Lola Sousa
Desenho de Luz: Mário Bessa
Sonoplastia: Fábio Ferreira
Vídeo: Nuno Matos