Dia da Europa com Parada de Figuras Históricas no Porto

Schuman, Nasoni, Camões e Marie Curie desfilam no Dia da Europa, 9 de maio, no Quarteirão das Carmelitas, no Porto. Durante a Parada com Figuras Históricas, organizada pela CCDR-N, são dados a conhecer alguns dos investimentos dos fundos europeus.

Dia da Europa com Parada de Figuras Históricas no Porto
Dia da Europa com Parada de Figuras Históricas no Porto. Foto: © Rosa Pinto

O Dia da Europa, 9 de maio, é assinalado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), gestora do Programa NORTE2020, com uma Parada no Quarteirão das Carmelitas, no Porto. A Parada é conduzida pela figura histórica de Robert Schuman, político que marcou a génese da união dos países europeus, numa alusão à afirmação da identidade europeia.

A performance que começa às 15h00, na Torre dos Clérigos, conta com a presença de outras figuras históricas que dão a conhecer o impacto da aplicação das políticas europeias na Região do Norte e, em particular, o retorno dos fundos europeus.

Nicolau Nasoni, Luís Vaz de Camões e Marie Curie também incorporam a Parada do Dia da Europa, que tem previsto paragens junto à Livraria Lello e na Reitoria da Universidade do Porto, e termina pelas 18h00 na Praça dos Leões. Durante o percurso são dados a conhecer “os resultados do investimento dos fundos europeus, em particular nas empresas, na transferência de conhecimento científico e tecnológico e no património cultural e natural”.

“A iniciativa enquadra-se na campanha #EUinmyRegion, lançada pela Comissão Europeia para aumentar o conhecimento dos cidadãos europeus sobre os projetos que têm sido apoiados nas suas regiões com o objetivo de as tornar mais competitivas”, indicou a CCDR-N.

O NORTE 2020 ou Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020 é um instrumento financeiro com uma dotação de 3,4 mil milhões de Euros de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal. O programa está integrado no Acordo de Parceria PORTUGAL 2020 e aplica verbas do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do Fundo Social Europeu.