Dia da Europa em Braga com concerto de Rui Veloso

Dia da Europa, 9 de maio, é celebrado este ano em Braga, e inclui diversos eventos onde participam, entre outros, o Comissário Europeu, Carlos Moedas, e os artistas Rui Veloso, Kátia Guerreiro e Hugo Van Der Ding.

0
Dia da Europa em Braga com concerto de Rui Veloso
Dia da Europa em Braga com concerto de Rui Veloso. Foto: © Rosa Pinto

Braga acolhe, este ano, o Dia da Europa, 9 de maio, com diversos eventos. Um conjunto de iniciativas organizadas pela Comissão Europeia em Portugal, pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, pelo Banco Europeu de Investimento e pela Câmara Municipal de Braga.

Do programa do Dia da Europa destacamos:

Das 14h00 às 18h00: Ação de rua com sensibilização para o voto nas Eleições Europeias de 26 maio em Portugal e distribuição de brindes junto ao Theatro Circo, na Avenida Central e na Praça Conde de Agrolongo.

Das 15h00 às 16h30: Diálogo com os Cidadãos abre o Festival Política, com o Comissário Europeu Carlos Moedas em conversa com Hugo Van Der Ding.

O Festival Política chega ao GNRation em Braga com cinema, concertos, performances, conversas, workshops e arte para debater e repensar a Europa. Um repensar em que “a atual maré populista, xenófoba e hostil às liberdades e direitos fundamentais que invade vários países europeus ostenta a necessidade de reinvenção da União Europeia e de reforço dos valores humanistas e sociais que constituem os seus pilares”.

Uma Europa que nos coloca muitas interrogações: “O que significa ser europeu? Como se combate o fosso existente entre os cidadãos e as instituições europeias? Para onde vai esta Europa? Como se convence os portugueses a voltar nas eleições europeias? Qual a influência de Bruxelas nas nossas vidas?” Estas e outras questões dos cidadãos a que o comissário europeu Carlos Moedas é desafiado a responder em Diálogo com os Cidadãos.

Das 16h30 às 17h15: Inauguração da Instalação Free Entrance, da autoria de Pedro Pires – Avenida Central, junto ao monumento a João Paulo II.

Instalação Free Entrance foi inspirado pelo livro “ Handbook of tirany” de Theo Deutinger, e pretende confrontar o público com uma escultura feita de gradeamentos e de dois torniquetes verticais, que convida a entrar num pequeno espaço através de dois torniquetes, que giram para ambos os lados.

A escultura é um objeto interativo que propõe um jogo de contrastes com o espaço público livre e da cidade em questão. A obra é feita com dois torniquetes, mecanismo utilizado para controlo do público entre espaços público e privado ou institucional, com a intenção de servir como fronteira entre esses dois espaços.

Às 17h15: Visita ao Human Power HUB (Edifício do Castelo – Avenida Central). O projeto, que se encontra na fase inicial, é financiado pelo Portugal Inovação Social. O Human Power HUB – Centro de Inovação Social de Braga é “um conceito centrado /focado nas pessoas/cidadãos que visa criar várias iniciativas empreendedoras de base social em áreas de transição (transition arena) na Cidade de Braga e no âmbito de várias tendências de Inovação Social, permitindo experiências e prototipagem de projetos sociais, Empoderamento Social e apoio a pessoas em situação de dificuldade, social, económica ou geográfica.

O Centro de Inovação Social de Braga é financiado pelo Programa Operacional do Portugal 2020 – Portugal Inovação Social através do instrumento financeiro, Parcerias para o Impacto.

Das 18h00 às 20h00: Cerimónia protocolar do Dia da Europa no Theatro Circo, em que intervêm:

Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio;
Comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas;
Momento musical por Kátia Guerreiro;
Administradora do Theatro Circo, Cláudia Leite dá explicação sobre o Theatro Circo;
Representante do Parlamento Europeu em Portugal, Pedro Valente;
Representante do Banco Europeu de Investimento, Kim Kreilgaard;
Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro;
Hino da Europa por Kátia Guerreiro.

Às 22h00: Concerto de Rui Veloso no Altice Forum Braga – Auditório Principal.
Os 1400 bilhetes disponíveis já se encontram esgotados e a receita reverte para o projeto Tecla da Juventude da Cruz Vermelha em Braga.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!