Braga acolhe, este ano, o Dia da Europa, 9 de maio, com diversos eventos. Um conjunto de iniciativas organizadas pela Comissão Europeia em Portugal, pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, pelo Banco Europeu de Investimento e pela Câmara Municipal de Braga.
Do programa do Dia da Europa destacamos:
■ Das 14h00 às 18h00: Ação de rua com sensibilização para o voto nas Eleições Europeias de 26 maio em Portugal e distribuição de brindes junto ao Theatro Circo, na Avenida Central e na Praça Conde de Agrolongo.
■ Das 15h00 às 16h30: Diálogo com os Cidadãos abre o Festival Política, com o Comissário Europeu Carlos Moedas em conversa com Hugo Van Der Ding.
O Festival Política chega ao GNRation em Braga com cinema, concertos, performances, conversas, workshops e arte para debater e repensar a Europa. Um repensar em que “a atual maré populista, xenófoba e hostil às liberdades e direitos fundamentais que invade vários países europeus ostenta a necessidade de reinvenção da União Europeia e de reforço dos valores humanistas e sociais que constituem os seus pilares”.
Uma Europa que nos coloca muitas interrogações: “O que significa ser europeu? Como se combate o fosso existente entre os cidadãos e as instituições europeias? Para onde vai esta Europa? Como se convence os portugueses a voltar nas eleições europeias? Qual a influência de Bruxelas nas nossas vidas?” Estas e outras questões dos cidadãos a que o comissário europeu Carlos Moedas é desafiado a responder em Diálogo com os Cidadãos.
■ Das 16h30 às 17h15: Inauguração da Instalação Free Entrance, da autoria de Pedro Pires – Avenida Central, junto ao monumento a João Paulo II.
Instalação Free Entrance foi inspirado pelo livro “ Handbook of tirany” de Theo Deutinger, e pretende confrontar o público com uma escultura feita de gradeamentos e de dois torniquetes verticais, que convida a entrar num pequeno espaço através de dois torniquetes, que giram para ambos os lados.
A escultura é um objeto interativo que propõe um jogo de contrastes com o espaço público livre e da cidade em questão. A obra é feita com dois torniquetes, mecanismo utilizado para controlo do público entre espaços público e privado ou institucional, com a intenção de servir como fronteira entre esses dois espaços.
■ Às 17h15: Visita ao Human Power HUB (Edifício do Castelo – Avenida Central). O projeto, que se encontra na fase inicial, é financiado pelo Portugal Inovação Social. O Human Power HUB – Centro de Inovação Social de Braga é “um conceito centrado /focado nas pessoas/cidadãos que visa criar várias iniciativas empreendedoras de base social em áreas de transição (transition arena) na Cidade de Braga e no âmbito de várias tendências de Inovação Social, permitindo experiências e prototipagem de projetos sociais, Empoderamento Social e apoio a pessoas em situação de dificuldade, social, económica ou geográfica.
O Centro de Inovação Social de Braga é financiado pelo Programa Operacional do Portugal 2020 – Portugal Inovação Social através do instrumento financeiro, Parcerias para o Impacto.
■ Das 18h00 às 20h00: Cerimónia protocolar do Dia da Europa no Theatro Circo, em que intervêm:
•Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio;
•Comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas;
•Momento musical por Kátia Guerreiro;
•Administradora do Theatro Circo, Cláudia Leite dá explicação sobre o Theatro Circo;
•Representante do Parlamento Europeu em Portugal, Pedro Valente;
•Representante do Banco Europeu de Investimento, Kim Kreilgaard;
•Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro;
•Hino da Europa por Kátia Guerreiro.
■ Às 22h00: Concerto de Rui Veloso no Altice Forum Braga – Auditório Principal.
Os 1400 bilhetes disponíveis já se encontram esgotados e a receita reverte para o projeto Tecla da Juventude da Cruz Vermelha em Braga.
Deixe um comentário
Ainda sem comentários!
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta