Dia da Insuficiência Cardíaca: Doentes criam Associação

Insuficiência Cardíaca afeta 400 mil portugueses e é a principal causa de internamento acima dos 65 anos de idade. A patologia que apresenta elevada morbilidade e mortalidade leva doentes a criar Associação para apoio e maior conhecimento da doença.

Insuficiência cardíaca
Insuficiência cardíaca. Foto: Rosa Pinto

Um grupo de doentes com problemas cardíacos criou a nível nacional a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC). A iniciativa com lançamento oficial a 5 de maio de 2017, Dia da Insuficiência Cardíaca, tem como objetivo “promover o conhecimento da patologia que afeta mais de 4% da população portuguesa adulta, mas que ainda é subvalorizada.”

Vicente de Moura, presidente da AADIC, referiu, citado em comunicado, que “a Insuficiência Cardíaca tem uma elevada morbilidade e mortalidade e é um problema de saúde incapacitante quando não é controlado”.

O responsável pela Associação justificou a sua criação lembrando que “uma vez que existe ainda um grande desconhecimento da população e, acima de tudo, uma clara desvalorização deste problema de saúde, consideramos que através de uma associação de doentes conseguiremos promover o conhecimento da doença, assim como partilhar experiências e informação relevante”.

Em Portugal, a insuficiência cardíaca afeta mais de 4% da população, ou seja, cerca de 400 mil pessoas, sendo uma síndrome com elevada morbilidade e mortalidade. Estima-se que a sua prevalência possa aumentar entre 50% a 70% até 2030, sendo, por isso, crucial valorizar esta patologia que, na Europa, é já a principal causa de internamento hospitalar após os 65 anos de idade.

O presidente da AADIC indicou que “a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca tem essa finalidade,” de valorizar a doença, e acrescentou: “Queremos ajudar os doentes e as suas famílias a lidar da melhor forma com esta e outras doenças do foro cardíaco, proporcionando informação pertinente que lhes ajude a obter uma melhor qualidade de vida”.

A Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca pode ser acompanhada através da página de Facebook: www.facebook.com/aadicardiaca. Os interessados poderão tornar-se sócios ou fazer parte das ações da Associação através do endereço eletrónico aadic.a.geral@gmail.com.