Dia dos Autores Europeus leva escritores às escolas

Iniciativa “Dia dos Autores Europeus” lançada, a 27 de março de 2023, pela Comissão Europeia, leva escritores europeus às escolas para promover a literatura europeia. Escolas em Portugal promovem sessões de leitura.

Dia dos Autores Europeus leva escritores às escolas
Dia dos Autores Europeus leva escritores às escolas

A Comissão Europeia lança, no dia 27 de março de 2023, a primeira edição do Dia dos Autores Europeus, uma nova iniciativa que é liderada pela Comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, e que tem como objetivo reaproximar as gerações mais jovens da leitura e dos livros e mostrar como a literatura pode ser um instrumento para a capacitação individual.

A nova celebração anual pretende igualmente promover a riqueza e a diversidade da literatura europeia. Assim, e de acordo como comunicado, em mais de 1.000 escolas de toda a Europa irão decorrer sessões de leitura para assinalar o dia, e 100 escritores visitarão as escolas para lerem as suas obras e incentivar os alunos a descobrir os autores europeus.

Em Portugal, a data será também celebrada em escolas de todo o país. Em Lisboa, a Representação da Comissão Europeia junta-se ao Centro de Educação e Desenvolvimento Nossa Senhora da Conceição para uma sessão de leitura multilingue da obra “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry.

Em Sófia, na Bulgária, a comissária Mariya Gabriel organiza uma conferência sobre a promoção da leitura. A Conferência do Dia dos Autores Europeus #ReadWithEurope vai reunir representantes dos ministérios da cultura e da educação dos países da União Europeia (UE), instituições públicas e Organizações Não Governamentais (ONG) nacionais, bem como organizações representativas do setor da edição a nível europeu.

A iniciativa pretende também gerar uma oportunidade para partilhar boas práticas sobre a forma como o sistema educativo e o setor da edição colaboram para promover a leitura nas escolas a nível local, nacional e europeu.