Dia Europeu do Turismo: turismo mais ecológico, digital e resiliente

Comissão Europeia promove setor do turismo mais ecológico, digital e resiliente. No Dia Europeu do Turismo, 5 de maio, é lançada a edição de 2024 da Capital Europeia do Turismo Inteligente, e debatida a criação de plataformas para o setor.

Dia Europeu do Turismo: turismo mais ecológico, digital e resiliente
Dia Europeu do Turismo: turismo mais ecológico, digital e resiliente. Foto: Rosa Pinto

O Dia Europeu do Turismo assinala-se a 5 de maio. A Comissão Europeia promove o Dia, reunindo, em Bruxelas, presencialmente, mais de 450 interessados no setor do turismo, para fazerem o balanço da execução da via de transição para o turismo da Agenda Europeia para o Turismo 2030, publicada em 2022.

Durante o evento, onde participa Ana Paula Pais, diretora de Formação do Turismo de Portugal, a Comissão Europeia debate outras iniciativas para impulsionar o ecossistema do turismo, incluindo a criação de uma plataforma de partes interessadas no setor do turismo e a criação de um espaço comum europeu de dados para o turismo, para apoiar a transformação digital do setor.

A Comissão Europeia anuncia o lançamento da edição de 2024 da Capital Europeia do Turismo Inteligente, que premeia as cidades europeias pelas suas práticas turísticas inovadoras, digitais e sustentáveis, bem como do “EU Green Pioneer of Smart Tourism” (antigo prémio EDEN), que promove práticas turísticas sustentáveis em destinos turísticos de menor dimensão.