Dia Internacional da Juventude leva jovens a museus e monumentos a norte

Museus, monumentos e outros equipamentos sob gestão da Direção Regional de Cultura do Norte têm entrada gratuita para jovens dos 12 aos 29 anos no dia 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude.

Dia Internacional da Juventude leva jovens a museus e monumentos a norte
Dia Internacional da Juventude leva jovens a museus e monumentos a norte. Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa. Foto: © Rosa Pinto

Para celebrar o Dia Internacional da Juventude, a 12 de agosto, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) concede entrada gratuita nos museus, monumentos e outros equipamentos, sob gestão, a todos os jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 29 anos de idade, no período de 12 a 18 agosto de 2019.

O Dia Internacional da Juventude é este ano, sob o tema “Educação Transformadora”, para destacar os esforços para uma educação mais inclusiva e acessível a todos os jovens, incluindo os esforços dos próprios jovens.

A educação inclusiva e acessível é crucial para alcançar o desenvolvimento sustentável, mas pode também desempenhar um papel na prevenção de conflitos. A educação é um “multiplicador de desenvolvimento”, pois desempenha um papel fundamental na aceleração do progresso em todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas, seja: a erradicação da pobreza; estilos de vida saudável e saúde; igualdade de género; trabalho adequado e crescimento; redução de desigualdades; ação sobre o clima ou sociedades pacíficas.

Tendo em conta a importância do tema de 2019 para o Dia Internacional da Juventude, a Direção Regional de Cultura do Norte concede entrada gratuita a todos os jovens nos museus, monumentos e demais equipamentos culturais sob gestão da DRCN, para visitas a estes espaços de cultura, de ciência e de outros variados domínios do conhecimento.