Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2018, a 18 de abril

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2018, a 18 de abril, assume o tema: “Património Cultural: de geração em geração”. Em Portugal o dia é assinalado com diversas iniciativas onde a participação é gratuita, como visitas a monumentos e museus. Consulte o programa.

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2018, a 18 de abril
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2018, a 18 de abril. Foto: Rosa Pinto

A Direção-Geral do Património Cultural, entidade coordenadora nacional do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, em colaboração com a Comissão nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), e outras entidades assinalam o dia 18 de abril, com um conjunto de iniciativas, por todo o país.

Em 2018, o tema proposto para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios pelo ICOMOS Internacional é “Património Cultural: de geração em geração”.

Para assinalar o Dia, os Museus, Palácios e Monumentos sob tutela da Direção-Geral do Património Cultural, têm entrada gratuita. Outras entidades, que gerem monumentos, sítios e museus, também abrem as portas ao público e organizam visitas gratuitas.

O público interessado pode conhecer as diversas iniciativas e nível de todo o país acedendo ao programa disponível no website da iniciativa. Dadas as limitação do número pessoas por visita e o enorme número de opções aconselha-se o acesso ao programa para efeitos de seleção, horários e condições.

Muitas das visitas exigem marcação prévia para reserva de lugar. Há monumentos que largam o acesso gratuito a outros dias da semana e como é o caso do Palácio Nacional da Ajuda que estando encerrado no dia 18 de abril, permite a entrada gratuita no dia 19 de abril.