Diabetes mellitus tipo 1 está a aumentar entre os portugueses

Aumenta número de portugueses com diabetes mellitus tipo 1. O pâncreas deixa de produzir insulina e aumenta risco de enfarte agudo do miocárdio, angina de peito, insuficiência renal ou cegueira. Médicos debatem a doença a 11 de maio, em Espinho.

Diabetes mellitus tipo 1 está a aumentar entre os portugueses
Diabetes mellitus tipo 1 está a aumentar entre os portugueses. Foto: © Rosa Pinto

O Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI) realiza, dia 11 de maio, no Hotel Solverde, em Espinho, a 6ª Reunião Temática. E neste caso o tema principal na área da diabetologia é a diabetes mellitus Tipo 1.

“Perto de 1 milhão de portugueses têm diabetes, segundo o Observatório da Diabetes em Portugal, sendo que 500 mil pessoas ainda não o sabem. Apesar de a diabetes mellitus tipo 1 ser menos frequente que o tipo 2, o número de casos tem vindo a aumentar, o que torna cada vez mais relevante a promoção da discussão de temáticas associadas à doença junto da comunidade médica”, explicou Estevão Pape, internista e coordenador do NEDM.

O especialista acrescentou: “O NEDM vai organizar uma reunião dirigida a médicos da especialidade de Medicina Interna e outros profissionais de saúde, onde serão debatidos temas como a deteção precoce e a prevenção da diabetes mellitus tipo 1, a insulinoterapia, bem como os desafios futuros para o tratamento da doença, quer no que respeita ao surgimento de novas tecnologias, quer em relação aos emergentes métodos de monitorização da glicemia”.

A diabetes é uma doença crónica que se carateriza pelo aumento dos níveis de glicemia (açúcar no sangue), que provoca a deterioração dos vasos sanguíneos. No caso da diabetes mellitus tipo 1, é considerada uma doença autoimune, em que o pâncreas deixa de produzir insulina, a hormona responsável pelo controlo do açúcar no sangue, ou então não consegue produzir as quantidades necessárias. As consequências da doença são várias, como um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, tais como o enfarte agudo do miocárdio, angina de peito, insuficiência renal ou cegueira.

Diabetes mellitus tipo 1 está a aumentar entre os portugueses
Diabetes mellitus tipo 1 está a aumentar entre os portugueses