Dias da Música em Belém

Dias da Música regressa mais um ano ao Centro Cultural de Belém, nos dias 21, 26, 27, 28 e 29 abril de 2018, com o tema Castigos, Culpas e Graças Divinas, um Festival em forma de Tríptico, a partir de Hieronymus Bosch.

Dias da Música em Belém
Dias da Música em Belém. Foto: Rosa Pinto

Os Dias da Música, em Belém, de 2018, inspiram-se no mundo perturbante e fantástico das pinturas de Hieronymus Bosch. Partem da observação das obras do mestre flamengo e ramificam num sem número de relações, que vão desde o universo de Dante até ao mito de Fausto. Uma pluralidade de leituras, que serão materializadas num festival que se apresenta em forma de Tríptico, fórmula tão querida a Bosch.

Arranca no dia 21 de abril com o Festival Jovem, dedicado aos melhores grupos jovens. No dia 26 apresenta a Portada do Tríptico com uma obra que aborda a expulsão do Paraíso (A Criação de Haydn), no dia 27 é o momento de passar pelo Inferno (com a Danação de Fausto de Berlioz), no dia 28 são exploradas as Culpas, os Pecados e as Tentações Terrenas (Sete Pecados Mortais de Kurt Weill, Gianni Schicchi de Puccini ou Caim de Alessandro Scarlatti), e no dia 29 encerra com uma programação dedicada às Graças Divinas e à Reconquista do Paraíso, recorrendo à oratória Das Paradies und die Peri de Schumann.