Diplomado pelo Politécnico de Leiria nos finalistas ao Prémio Novos Artistas Fundação EDP

João Gabriel, formado na ESAD.CR/IP Leiria é um dos seis finalistas ao Prémio Novos Artistas Fundação EDP. Os finalistas vão participar num exposição coletiva no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa (MAAT), de onde sairá o vencedor.

João Gabriel, artista
João Gabriel, artista. Foto: DR

João Gabriel, licenciado e mestre em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha do Instituto Politécnico de Leiria (ESAD.CR/IPLeiria), é um dos seis finalistas ao Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2017, que já vai na sua 12ª edição.

Natural de Leiria, e a residir nas Caldas da Rainha, João Gabriel foi selecionado entre mais de 600 candidaturas. Agora João Gabriel vai, em conjunto com os outros cinco finalistas, entre os quais uma artista argentina, participar numa exposição coletiva, no Museu de Arte, Arquitetura e TecnologiaMAAT, em Lisboa. Um júri internacional vai analisar cada participação e selecionará o artista que receberá o prémio, no valor de 20 mil euros.

Com 24 anos João Gabriel é já um artista com variada experiência, contando com um vasto leque de exposições, como: Paul And Bobby, no Bregas, Lisboa (2016); Cave – Do Rio das Pérolas ao Rio Ave, Galeria Solar, Vila do Conde (2016); A meio de Qualquer coisa, Galeria Graça Brandão, Lisboa (2016); III x III, Galeria 111, Lisboa (2016); O Lugar de Alguém é Fundamentalmente o Olhar, Espaço MIRA, Porto (2015); Close-up 25, Pavilhão 31, Lisboa (2015); 21 Artistas, Teatro da Politécnica – sala das janelas, Lisboa (2014).

O Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2017 é um dos maiores e mais prestigiantes prémios nacionais na área da cultura, que já destacou os artistas: Joana Vasconcelos, Vasco Araújo, João Maria Gusmão/Pedro Paiva, Carlos Bunga, André Romão, João Leonardo, Leonor Antunes, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes e Mariana Silva.