DiscoverEU dá 15 mil passes de viagem a jovens para explorarem a Europa

Iniciativa da União Europeia ‘DiscoverEU’ vai levar 20 mil jovens a viajar pela Europa, no verão de 2018. As candidaturas aos passes de viagem decorrem de 12 a 26 de junho e destinam-se a jovens da União Europeia que completem 18 anos até 1 de julho de 2018.

DiscoverEU dá 15 mil passes de viagem a jovens para explorarem a Europa
DiscoverEU dá 15 mil passes de viagem a jovens para explorarem a Europa. Foto: Rosa Pinto

Os jovens nacionais de um país da União Europeia (UE) que completem 18 anos até 1 de julho de 2018 podem candidatar-se a um passe de viagem para poder conhecer os Estados-Membros da EU, entre julho e final de outubro de 2018. As candidaturas estão abertas a partir das 12h00, (hora da Europa Central) do dia 12 de junho até às 12h00 do dia 26 de junho.

A iniciativa ‘DiscoverEU’ vai permitir aos jovens viajarem para compreender melhor a diversidade da Europa, apreciar a sua riqueza cultural, fazer novos amigos e reforçar o sentimento de identidade europeia.

Tibor Navracsics, Comissário responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto, referiu: “’A DiscoverEU’ oferece aos jovens uma excelente oportunidade de descobrirem a Europa através de um périplo pessoal, de um modo que nenhum livro ou documentário pode igualar”.

Para o Comissário “esta experiência proporcionará uma mudança positiva aos jovens e às comunidades que eles visitarem”, uma oportunidade de fazer surgir “histórias europeias inesquecíveis.”

Os jovens podem viajar a título individual ou em grupo, em que o número máximo é de cinco pessoas. Regra geral, os participantes vão viajar de comboio. Mas para haver a acesso em todo o continente, os participantes podem, em casos especiais, utilizar modos de transporte alternativos, como o autocarro ou o ferry, ou, excecionalmente, o avião, permitindo que os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas possam também participar.

O ano de 2018 é o Ano Europeu do Património Cultural, pelo que os jovens em viagem têm a oportunidade de participar em numerosos eventos que estão a ser organizados em toda a Europa.

Como pode ser feita a candidatura

Os jovens candidatos devem indicar os dados pessoais e dar algumas informações sobre a viagem que planeiam fazer. Da candidatura faz parte ainda um questionário de cinco perguntas relacionadas com o Ano Europeu do Património Cultural 2018, as iniciativas da UE para os jovens e as próximas eleições para o Parlamento Europeu.

Há uma pergunta adicional no questionário sobre quantos jovens pensam que se candidatarão a esta iniciativa. Os dados da candidatura nomeadamente as respostas vão permitir à Comissão Europeia selecionar os candidatos.

Os jovens candidatos selecionados ao ‘DiscoverEU’ têm de iniciar a viagem entre 9 de julho e 30 de setembro de 2018. A viagem pode durar até 30 dias e incluir entre 1 e 4 destinos fora do seu país.

A iniciativa ‘DiscoverEU’

O orçamento da iniciativa ‘DiscoverEU’ para 2018 é de 12 milhões de euros, e a Comissão prevê que pelo menos 20 mil jovens tenham a oportunidade de viajar pela Europa em 2018. A cada Estado-Membro da UE foi atribuído um número de passes de viagem baseado na percentagem da sua população em relação à população total da União Europeia.

A primeira fase de candidaturas, lançada a 12 de junho vai disponibilizar bilhetes para que 15 mil jovens possam explorar o seu continente. Para a segunda fase, estão previstos pelo menos mais 5 mil bilhetes, para outono de 2018.

A Comissão Europeia tenciona desenvolver a iniciativa e, para isso incluiu-a na proposta para o próximo programa Erasmus. Se o Parlamento Europeu e o Conselho aprovarem a proposta, a Comissão espera que mais 1,5 milhões de jovens de 18 anos possam viajar entre 2021 e 2027, com o apoio de um orçamento de 700 milhões de euros.

A ‘DiscoverEU’ é uma iniciativa da UE baseada numa proposta do Parlamento Europeu, que assegurou o seu financiamento para 2018 através de uma Ação Preparatória. A iniciativa está centrada nos jovens de 18 anos, uma vez que esta idade é um marco importante na passagem para a idade adulta.

A Comissão Europeia gostaria de ouvir a opinião dos jovens viajantes e incentivá-los-á a partilharem as suas experiências e aventuras. Por esta razão, uma vez selecionados, os participantes farão parte da comunidade ‘DiscoverEU’ e tornar-se-ão embaixadores da iniciativa. Serão convidados a contar as suas experiências de viagem, por exemplo, através das redes sociais, como o Instagram, o Facebook, o Twitter, etc., ou mediante apresentações na escola ou na comunidade local.