Doença pulmonar aguda associada ao uso de cigarros eletrónicos

Número de pessoas com doença respiratória grave está a aumentar, uma doença associada ao uso de cigarros eletrónicos. Nos EUA já ocorreram, em dois meses 450 casos e 5 mortes confirmadas. A SPP emitiu recomendações de prevenção.

Doença pulmonar aguda associada ao uso de cigarros eletrónicos
Doença pulmonar aguda associada ao uso de cigarros eletrónicos. Foto: DR

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) indica que nos últimos dois meses tem vindo a ser reportado, nos Estados Unidos, um número crescente de casos de doença respiratória grave, de causa desconhecida, mas associada ao uso de cigarros eletrónicos.

A SPP refere que até 6 de setembro as autoridades americanas detetaram um total de 450 casos e 5 mortes confirmadas, com uma apresentação clínica variada, mas tendo como ponto comum a todos o uso de produtos relacionados com cigarros eletrónicos.

Apesar de variável, a doença apresenta algumas caraterísticas comuns: sintomas respiratórios, como tosse seca, falta de ar, opressão torácica; sintomas gastrointestinais como náuseas, vómitos ou diarreia, e sintomas gerais como febre, perda de peso, fadiga.

A SPP chama a atenção para o que considera ser muito relevante que as idades afetadas são bastante jovens e um terço tem menos de 18 anos, sendo que no relatório preliminar já publicado as idades variam entre 16 e 52 anos.

Também se verificou que quase todos os casos reportados necessitaram de hospitalização, cerca de um terço com ventilação mecânica e nalguns casos até oxigenação extracorporal por membrana. A investigação de agentes microbianos (bactérias e vírus) é consistentemente negativa; alguns casos responderam a terapêutica corticóide, mas não se conhece um tratamento dirigido à causa da doença.

Apesar do número de dispositivos e líquidos diferentes disponíveis no mercado ser elevado, em cerca de 80% dos casos os doentes consumiram produtos com nicotina e derivados da Cannabis, como o tetrahidrocanabiol (THC) ou o canabidiol (CBD), no entanto a SPP refere que se desconhece se a doença é provocada por toxicidade de algum destes compostos, por aditivos ou contaminantes desconhecidos ou por outras substâncias formadas quando se dá o aquecimento e vaporização dos líquidos.

Até ao momento não se conhecem casos semelhantes fora dos EUA. No entanto, dada a grande disseminação destes produtos e fácil acessibilidade, é provável que surjam noutros países, incluindo em Portugal.

Recomendações da SPP

Os investigadores continuam a estudar as condições do surto no entanto a SPP reitera a convicção de que a melhor forma de proteger a saúde respiratória é respirar ar limpo. A inalação de compostos químicos presentes no vapor dos cigarros eletrónicos representa um risco real. Em face da situação e dos dados conhecidos a SPP emite as seguintes recomendações:

1. O uso de cigarros electrónicos é perigoso e não é recomendado.

2. Deve ser especialmente evitada a sua utilização por grupos mais vulneráveis, como as crianças, adolescentes, adultos jovens, grávidas, idosos e doentes respiratórios crónicos.

3. É especialmente perigosa a utilização de dispositivos adquiridos fora do comércio regulado, a sua utilização modificada ou a adição de líquidos ou óleos contendo derivados da cannabis ou outros aditivos.

4. Os consumidores de cigarros eletrónicos que desenvolvam sintomas respiratórios agudos devem procurar o médico e fornecerem-lhe informação sobre o produto que consomem.

5. Os médicos que assistem doentes com quadro clínico semelhante devem obter informação detalhada sobre o uso destes dispositivos e comunicá-lo às autoridades de saúde, em caso de suspeita.