Dois cidadãos com passaporte português e seis familiares já saíram de Gaza

Oito cidadãos sinalizados por Portugal já saíram de Gaza para o Egito, através da passagem de Rafah. O Ministério dos Negócios Estrangeiros indica que a menor em que os pais foram vitimas de bombardeamento continua em Gaza.

Dois cidadãos com passaporte português e seis familiares já saíram de Gaza
Dois cidadãos com passaporte português e seis familiares já saíram de Gaza. Foto: Rosa Pinto

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), em comunicado, indica que já atravessaram a fronteira da Faixa de Gaza para o Egito 8 cidadãos “sinalizados pelas autoridades portuguesas para a retirada do território”, 2 nacionais com passaporte português e 6 familiares, e que os mesmos estão a caminho da cidade do Cairo.

A retirada dos cidadãos foi feita com a coordenação de uma equipa portuguesa com as autoridades locais, que está a fazer “ainda as diligências para a retirada da menor que estava autorizada a sair, e cujos familiares tragicamente faleceram no bombardeamento da passada quarta-feira, o que não foi possível até ao momento devido a dificuldades de comunicação com os seus familiares”.

A saída dos 8 cidadãos “decorreu através da passagem de Rafah, aberta para a saída de cidadãos estrangeiros de Gaza para o Egito”, indicou o MNE. O comunicado refere que se tratou “de uma operação complexa levada a cabo pelas autoridades egípcias, em articulação com as autoridades israelitas, coadjuvadas por uma equipa portuguesa que se deslocou esta manhã à fronteira para auxiliar na retirada”.

“As Embaixadas de Portugal no Cairo e em Telavive, bem como a representação diplomática de Portugal em Ramallah e o Gabinete de Emergência Consular em Lisboa, estiveram em contacto permanente com estes cidadãos, bem como com as respetivas autoridades locais para concretizar a saída em segurança”, descreve o MNE.

O MNE lembra que “o repatriamento destes 8 cidadãos, a partir do Egito, ficará a cargo do Estado Português, que assegura alojamento e transporte para território nacional.”