Dois projetos portugueses ganham financiamento do Horizonte 2020

Projeto BIOPOLIS do Instituto de Ciências Tecnologias e Agroambiente da Universidade do Porto e projeto LIS-Water coordenado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil vão receber da Comissão Europeia, cada um, até 400 mil euros.

Laboratório
Laboratório. Foto: DR

A Comissão Europeia, ao abrigo do instrumento ‘Teaming’ do programa Horizonte 2020, selecionou para financiamento 30 novos projetos, entre os quais dois projetos portugueses, que considera poderem vir a contribuir para reduzir as diferenças, em termos de Investigação e Inovação, entre os Estados‑Membros da UE.

Cada um destes projetos selecionados vai receber até 400 mil euros para que possa demonstrar o potencial futuro de novos Centros de Excelência, fazendo equipa com instituições de renome de toda a Europa.

Para Carlos Moedas, Comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação e responsável pelo programa Horizonte 2020, trata-se de “um Instrumento que permite estabelecer pontes, reforçar laços, partilhar conhecimentos entre instituições de excelência e diminuir as diferenças entre os países no campo da Investigação e da Inovação.”

Sobre os projetos portugueses Carlos Moedas referiu que “a presença de dois projetos portugueses financiados em áreas tão relevantes como a biodiversidade e a água” é registada com agrado.

O projeto português BIOPOLIS do Instituto de Ciências Tecnologias e Agroambiente da Universidade do Porto, em parceria com a Universidade de Montpellier, em França, permite “fomentar um ambiente de investigação internacional e multicultural com investigadores de vários países organizados em grupos temáticos de investigação na área da biodiversidade e dos recursos genéticos.”

O outro projeto português selecionado o LIS-Water (Lisbon International Centre for Water) é coordenado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Um projeto em parceira com a Universidade de Cranfield, no Reino Unido, e com o Instituto de Gestão de Empresas (IAE), de Paris.

O projeto LIS-Water tem como “finalidade a criação de um centro de excelência em Portugal no setor da água e atrair especialistas mundiais, nacionais e estrangeiros, centrando-se no desenvolvimento e na disseminação do conhecimento sobre políticas públicas, regulação e gestão de recursos hídricos e dos serviços de águas.”

Os 30 projetos ‘Teaming’ financiados pelo Horizonte 2020 incluem parcerias entre instituições de investigação, agências, universidades e autoridades nacionais e regionais de toda a Europa. A Comissão Europeia considera que durante 12 meses, os projetos estarão em condições de reunir os seus conhecimentos e partilhar competências que reforçarão a posição competitiva das instituições envolvidas e alimentarão a Ciência de Excelência nos países europeus.