Donald Tusk lamenta adiamento sobre adesão da Macedónia do Norte e a Albânia

Conselho Europeu de 17 e 18 de outubro não chegou a acordo sobre o início das negociações de adesão à União Europeia (UE) com a Macedónia do Norte e a Albânia. Presidente do Conselho, Donald Tusk, considera a falta de acordo um erro.

Donald Tusk lamenta adiamento sobre adesão da Macedónia do Norte e a Albânia
Donald Tusk lamenta adiamento sobre adesão da Macedónia do Norte e a Albânia. Foto: © UE

O Conselho Europeu, de 17 e 18 de outubro, não chegou a acordo para dar início às negociações de adesão à União Europeia (UE) com a Macedónia do Norte e a Albânia. O Presidente Donald Tusk indicou que o Conselho deverá voltar a analisar o assunto antes da cimeira de Zagreb, em maio de 2020.

Para Donald Tusk a Macedónia do Norte e a Albânia cumpriram as exigências impostas pela UE para se iniciar o processo de adesão, pelo que ambos os países têm o direito ao início das negociações com a UE, mas “infelizmente, alguns estados membros ainda não estão prontos” referiu o Presidente do Conselho, e acrescentou: “Pessoalmente, acho que foi um erro, mas não vou comentar mais”.

Donald Tusk incentivou a Macedónia e da Albânia a não desistir referindo: “por favor, não desistam. Compreendo perfeitamente sua frustração, porque fizeram a vossa parte e nós (UE) não. A UE é uma entidade política complexa e é verdade que às vezes leva muito tempo para decidir. Mas não tenho absolutamente dúvida de que um dia se tornarão membros de pleno direito da União Europeia”.