
O primeiro Doutoramento em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental, em Portugal, é promovido pela Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC). Um doutoramento em Agricultura, mas que junta Proteção do Ambiente e Indústrias Alimentares, e também a Floresta e os Recursos Naturais.
O doutoramento que aborda as áreas fundamentais para o desenvolvimento económico, social e ambiental do país, tem a coordenação de António Dinis Ferreira, professor da Escola Superior Agrária de Coimbra e investigador sénior do Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS, na sigla em inglês) – Uma unidade de investigação com financiamento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Para Escola Superior Agrária o Doutoramento em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental é um marco determinante para a investigação em Portugal “ao promover a criação de conhecimento científico aplicado à agricultura sustentável, à segurança alimentar e à preservação dos ecossistemas”.
Também, “ao fomentar a colaboração entre investigadores, empresas e instituições, este programa contribuirá para o desenvolvimento de soluções inovadoras que reforcem a competitividade e a sustentabilidade do setor agroalimentar, tanto a nível nacional como internacional.”