Doutorando da UC ganha prémio na Final Europeia do ClimateLaunchpad 2017

Francisco Duarte, doutorando da Universidade de Coimbra, vence final europeia da competição ClimateLaunchpad 2017, na categoria ‘Urban Transitions’. O doutorando apresentou ideia tecnológica alternativa às atuais Lombas Redutoras de Velocidade.

Francisco Duarte recebe prémio ClimateLaunchpad
Francisco Duarte recebe prémio ClimateLaunchpad. Foto: DR

Doutorando de Sistemas de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), venceu a final europeia da competição ClimateLaunchpad 2017, na categoria ‘Urban Transitions‘. A competição decorreu nos de 17 e 18 de outubro, em Limassol, no Chipre. O prémio tem um valor de cinco mil euros.

O Climate Launchpad é uma das maiores competições mundiais de ideias de negócio amigas do ambiente. A competição faz parte do Climate-KIC que pretende criar oportunidades para os empreendedores enfrentarem as mudanças climáticas no mundo. A iniciativa é financiada através do European Institute of Innovation and Technology.

Francisco Duarte, aluno da FCTUC, vencedor do prémio, apresentou a ideia tecnológica Pavement Energy Efficient Extractor (PAVNEXT), que é uma alternativa às Lombas Redutoras de Velocidade (LRV), e que permite reduzir o número de acidentes e a sua gravidade. Além disso, permite produzir energia elétrica pela passagem dos veículos e fazer contagens de tráfego, descreveu a UC.

Com este prémio, Francisco Duarte conquista com o projeto PAVNEXT o quinto prémio. Anteriormente já tinha vencido a primeira edição do Prémio Inovação Segurança Rodoviária, em 2016, no valor de 10.000 euros, em abril ganhou o Big Smart Cities Coimbra 2017, prémio de 500 euros e, em julho, o Big Smart Cities Portugal 2017, um prémio de 10.000 mil euros.

No mês de junho, o PAVNEXT foi um dos três projetos vencedores da competição nacional do ClimateLaunchpad, e posteriormente selecionado para representar Portugal na final europeia da competição.

Francisco Duarte encontra-se a finalizar a sua tese de doutoramento, ‘Pavement Energy Harvesting System to Convert Vehicles Kinetic Energy into Electrical Energy’, sob a orientação do Professor Adelino Ferreira, do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC.

Francisco Duarte integra também a equipa de investigação do projeto PAVENERGY – Pavement Energy Harvest Solutions, coordenado por Adelino Ferreira. O projeto é cofinanciado pelo FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).