DSTGROUP distinguido com dois prémios no Architecture MasterPrize 2020

Capela e fábrica bysteel fs no campus do grupo empresarial de Braga, dstgroup, são distinguidas no Architecture MasterPrize 2020. Os projetos têm assinatura do arquiteto Nuno Capa. A distinção é o resultado de avaliação dos trabalhos do dstgroup.

DSTGROUP distinguido com dois prémios no Architecture MasterPrize 2020
DSTGROUP distinguido com dois prémios no Architecture MasterPrize 2020. Foto: João Morgado

Os projetos “CAPELA” e da fábrica “bysteel fs” do dstgroup foram distinguidos no prestigiado concurso internacional “Architecture MasterPrize 2020”. A “CAPELA” implementada no campus do dstgroup, em Braga, recebeu o Architecture MasterPrize 2020 e a fábrica “bysteel fs”, inaugurada em 2019 naquele complexo industrial recebeu uma menção honrosa, na categoria “industrial buildings”.

Os projetos têm a assinatura do arquiteto Nuno Capa. O arquiteto que, em 2019, foi reconhecido na categoria “Commercial Architecture“, com o projeto “Urbo Business Centre“, em Matosinhos, também promovido pelo dstgroup.

Capela conquista prémio no “Architecture MasterPrize 2020”

A Capela, inserida no jardim Teresa Gonçalves do complexo industrial da dstgroup, é assumida como um lugar de reflexão, de descanso espiritual e de contemplação da envolvente. A obra foi idealizada para ser um lugar de recolhimento individual, diferente de outros espaços que existem no campus, e a sua localização, isolada dos edifícios, obriga a um percurso a pé, numa alusão ao caminho percorrido por um peregrino em reflexão.

A obra constituída por dois volumes em betão aparente estão afastados por uma incisão de atravessamento livre, separando assim o lugar do divino e o lugar humano. Não há qualquer ponto de contacto. No interior, os dois planos são habitados de forma tranquila, um por um banco para contemplação e o outro pela Cruz de Cristo suspensa, uma escultura cerâmica concebida pelo artista plástico Alberto Péssimo, professor da Cooperativa Árvore, que embora represente a religião cristã, se encontra num espaço de todos e para todos.

O arquiteto Nuno Capa referiu: “Optámos pela construção em arquétipo de capela, com elementos modulares pré-fabricados que se repetem, encerrados nos topos nascente e poente por Uglass, atuando como vitrais para entrada de luz natural”.

“A entrada é garantida pela subtração de um dos módulos, aberta aos elementos naturais como a chuva, o sol, a neve e o vento habitualmente presentes no dia-a-dia dos trabalhadores. À noite, o feixe de luz que flui pela abertura e pelos extremos em Uglass transforma estes blocos de betão numa matéria visualmente leve” explicou Nuno Capa.

Os materiais como o betão, o vidro, o aço e o tijolo utilizados na obra são tornados nobres, dado que os mesmos materiais são diariamente manipulados pelos trabalhadores do dstgroup.

Para Nuno Capa a distinção agora atribuída é “o reconhecimento do tenho vindo a desenvolver para o dstgroup e do mérito das equipas de projeto, de gestão e de construção que demonstraram a mesma dedicação, quer em projetos de pequena escala como a Capela, quer em projetos de maior dimensão e complexidade como a unidade industrial da bysteel fs”.

“Trata-se de dois projetos complementares no contexto de trabalho, já que a Capela representa a importância da pausa no tempo de trabalho como descanso e reflexão, uma simbiose fundamental na cultura empresarial do grupo que enriquece e reforça a importância da arquitetura em qualquer contexto”, indicou o arquiteto.

Bysteel fs conquista menção honrosa no “Architecture MasterPrize 2020”

A bysteel fs, inaugurada em 2019 na presença do primeiro-ministro António Costa, foi a mais recente aposta industrial do dstgroup que envolveu um investimento de 17 milhões de euros. A unidade possui 7000 m2 de construção em dois pisos e uma nave de 6 700m2, onde a luz natural flui para um trabalho dedicado de fabricação e assemblagem de envelopes arquitetónicos de fachada.

DSTGROUP distinguido com dois prémios no Architecture MasterPrize 2020
DSTGROUP distinguido com dois prémios no Architecture MasterPrize 2020. Foto: João Morgado

José Teixeira, presidente do dstgroup, referiu: “Os prémios que ganhamos e a que nos candidatamos são uma espécie de pauta de avaliação dos nossos trabalhos. E nós precisamos que os nossos trabalhos sejam avaliados por elementos neutros”.

Sobre a origem da Capela, o responsável do dstgroup revelou que a obra “aconteceu, porque me foi oferecido um Cristo de uma dimensão considerável, pelo artista plástico Alberto Péssimo e quando o vi decidi que tinha de o colocar em lugar de destaque. Como temos tido foco na espiritualidade e na meditação para nos tornarmos mais leves e competitivos, desafiei o Nuno Capa, arquiteto que tem uma grande sintonia com as minhas orientações estéticas, para desenhar, a partir de elementos de obras, uma capela. O resultado foi uma peça austera e muito simples. Acrescentámos apenas uma lamparina a azeite”.

“O prémio é uma consagração do Nuno, com quem temos, de resto, ganho outros prémios”, referiu José Teixeira, presidente do dstgroup.