DURABLE: Rede europeia de laboratórios para combater ameaças à saúde

Criada rede europeia de laboratórios para apoio a decisões no combate a pandemias e outras ameaças sanitárias em grande escala. A rede DURABLE é financiada em 25 milhões de euros pelo programa para a saúde da União Europeia.

DURABLE: Rede europeia de laboratórios para combater ameaças à saúde
DURABLE: Rede europeia de laboratórios para combater ameaças à saúde.

A rede de laboratórios, denominada DURABLE, criada pela Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA), da União Europeia, acaba de entrar em funcionamento.

A rede, DURABLE, que é financiada com 25 milhões de euros ao abrigo do programa da União Europeia para a Saúde, vai fornecer informações científicas de elevada qualidade, em tempo útil, para apoio a tomada de decisões da União Europeia UE na preparação e resposta a ameaças transfronteiriças para a saúde e na avaliação do impacto das contramedidas médicas.

A Comissão Europeia considera que a criação da rede DURABLE é um passo importante no trabalho da HERA para tornar a Europa mais bem preparada para as pandemias e outras ameaças sanitárias em grande escala.

É considerado que a DURABLE irá promover o intercâmbio de dados e que irá contribuir também para a tomada de decisões a nível mundial, apoiando os diversos países nos seus esforços para cumprir o Objetivo nº 3 de Desenvolvimento Sustentável relativo à saúde e ao bem-estar, bem como outras metas relacionadas com a saúde.