Eclipse total da Lua a 27 de julho para ver em Leça da Palmeira

Nos Jardins do Museu da Quinta de Santiago, Leça da Palmeira, Matosinhos, no dia 27 de julho, às 21h00, tudo está a postos para observar o maior eclipse lunar do século XXI. Um evento que coincide com a passagem de Marte mais próximo da Terra.

Eclipse solar
Eclipse solar

Na noite de 27 de julho acontece o maior eclipse lunar do século XXI, um evento que coincide com a passagem do planeta Marte próxima da Terra. O Museu da Quinta de Santiago e a Associação de Física da Universidade de Aveiro vão proporcionar uma sessão gratuita de observação do fenómeno, com início previsto para às 21h22.

A Lua vai atravessar o cone de sombra criado pela Terra durante quase quatro horas, criando um eclipse lunar de grande impacto e que é considerado o maior deste século: a Lua vai ainda adquirir um tom avermelhado, produzido pela reflexão da luz do Sol na atmosfera terrestre.

Uma coincidência astrofísica leva a que na mesma noite o planeta Marte está muito próximo da Terra, e por isso é também particularmente visível. Marte passa a uma distância de 57 milhões de quilómetros, muito próximo da distância mínima verificável entre os dois astros que é de 54.6 milhões de quilómetros, sendo o ponto mais distante de Marte à Terra de 401 milhões de quilómetros.

Nos jardins da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, a sessão de observação é orientada por José Augusto Matos, divulgador e formador na área da astronomia, que há mais de 20 anos se dedica à divulgação científica. Para assistir ao evento, que decorre durante 1h43m34, basta aparecer, pois o próximo eclipse lunar com uma longa duração de 1h42m32 só deverá ocorrer em 26 de junho de 2029.

Eclipse total lunar é um fenómeno astronómico que ocorre quando a Lua fica totalmente na sombra da Terra, ou seja, quando o Sol, a Terra e a Lua estão perfeito alinhamento, com a Terra no meio entre a Lua e o Sol.