ECOFOOT de Guimarães ganha financiamento do Conselho Europeu de Inovação

Primeiro financiamento do Conselho Europeu de Inovação no âmbito do Pacto Ecológico Europeu beneficia empresa portuguesa ECOFOOT pelo H2COLOR-AUX, que melhora o processo de tingimento de têxteis.

ECOFOOT de Guimarães ganha financiamento do Conselho Europeu de Inovação
ECOFOOT de Guimarães ganha financiamento do Conselho Europeu de Inovação. Foto: © Rosa Pinto

O Conselho Europeu de Inovação atribui mais de 307 milhões de euros a 64 empresas em fase de arranque e pequenas e médias empresas inovadoras com o objetivo de contribuir para os objetivos do Pacto Ecológico Europeu e do Plano de Recuperação da Europa. As propostas vencedoras vão desde soluções inovadoras para os setores automóvel, aeroespacial e marítimo aos materiais avançados ou às tecnologias da Internet das coisas.

DE entre as empresas selecionadas para financiamento encontra-se a empresa portuguesa ECOFOOT, de Guimarães, que desenvolveu a H2COLOR-AUX, um composto revolucionário que impede a hidrólise no processo de tingimento de têxteis, reduzindo assim consideravelmente o número de lavagens e reduzindo, consequentemente, os custos da água e da energia, os poluentes e o tempo de produção das tintas.