Economia com ‘bom’ crescimento no terceiro trimestre

Instituto Nacional de Estatística indica que a economia cresceu no terceiro trimestre 2,5% em relação ao terceiro trimestre do ano anterior. Em relação ao trimestre anterior o crescimento do PIB foi de 0,5%. Isto leva a aumento automático das pensões em 2018.

PIB cresce 2,5% no terceiro trimestre de 2017
PIB cresce 2,5% no terceiro trimestre de 2017. Foto: Rosa Pinto

O Instituto Nacional de Estatística publicou hoje dados sobre a evolução da economia que indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,5% no 3º trimestre de 2017 em comparação com o período homólogo, e que em relação ao segundo trimestre, o crescimento do PIB foi de 0,5%.

O crescimento do PIB é também uma boa noticia para os pensionistas, dado que de acordo com a Lei de Bases da Segurança Social, quando a taxa do PIB é igual ou superior a 2% e inferior a 3%, as pensões até 857 euros são aumentadas com referência à inflação, mais 0,5%.

Para o Ministério das Finanças (MF) “estes dados refletem o dinamismo da economia”, o MF indica em comunicado que “a economia portuguesa cresce, em cadeia, pelo décimo quarto trimestre consecutivo, num contexto de maior equilíbrio das contas públicas e das contas externas”, um crescimento que “acelera 0,2 pontos percentuais, face ao trimestre anterior, com uma aceleração do contributo da procura externa e um menor contributo da procura interna.”

O MF esclarece que “este crescimento económico corresponde às expectativas traçadas pelo Governo no Orçamento do Estado para 2018, corroborando a solidez dos cenários macroeconómicos subjacentes às projeções orçamentais.”

Para o MF trata-se de um “crescimento robusto do PIB” que “acompanha uma evolução sólida do mercado de trabalho, com mais 141,5 mil empregos e menos 105,5 mil desempregados face a 2016, tendo a taxa de desemprego descido para os 8,5%.”

De acordo com o Eurostat, gabinete de estatísticas da Comissão Europeia, o PIB no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre teve um aumento médio de 0,6% na zona euro e na União Europeia a 28. Neste caso superior ao que se verificou em Portugal que foi de 0,5%. A Roménia foi o Estado-membro com maior crescimento do PIB com 2,6%, seguido da Letónia com 1,5% e da Polónia e Finlândia ambos com 1,1%.