Edifício Emporium com apartamentos de luxo na Baixa do Porto

Reabilitação do edifício Emporium em 23 habitações de qualidade, de tipologias T1 a T4, é uma oportunidade única para viver em pleno centro histórico do Porto com o conforto de uma vida moderna. A Predibisa e JLL são responsáveis pela comercialização.

Edifício Emporium com apartamentos de luxo na Baixa do Porto
Edifício Emporium com apartamentos de luxo na Baixa do Porto. Foto: DR

Na zona prime do Porto, na esquina das ruas de Sá da Bandeira e Guedes de Azevedo, o emblemático Edifício Emporium, está a ser transformado num exclusivo condomínio de luxo de 23 apartamentos de tipologias T1 a T4. Um projeto único numa localização privilegiada. A comercialização está a cargo das consultoras Predibisa e JLL, em regime de co-exclusividade.

A qualidade do projeto e dos trabalhos de engenharia permitem que a história e a contemporaneidade façam parte integrante da visão do empreendimento, tornando a aposta num investimento seguro e numa oportunidade atrativa para quem pretenda viver no centro do Porto.

A reconversão do Emporium para um espaço de habitação com elevados padrões de uma vida moderna é constituído por 23 habitações, com estacionamento e um amplo jardim privado, com mais de 800 metros quadrados. Os apartamentos de tipologias T1 até T4, distribuídos entre o primeiro e quartos pisos, variam entre os 79 e os 240 metros quadrados e os preços de venda situam-se a partir dos 330 mil euros.

O projeto tem como matriz o conforto, em que os acabamentos apresentam qualidade em cada detalhe, os pavimentos em madeira maciça de castanho, quartos de banho em mármore, caixilharias em madeira maciça com vidros duplos e as sofisticadas cozinhas Boffi totalmente equipadas com eletrodomésticos Gaggenau e Siemens.

Joana Lima, responsável pela reabilitação urbana da Predibisa, referiu: “O Edifício Emporium é um produto imobiliário que se pauta pela singularidade e pelo potencial de valorização. Trata-se de um projeto de reabilitação que incorpora todo o simbolismo de uma zona histórica, numa harmonia perfeita de memória com contemporaneidade”.

O Emporium impõe novo padrão na Baixa. Com uma envolvente em que o ambiente é o tradicional de bairro, e a poucos minutos de todas as razões porque se escolhe viver no Porto. Perto do Mercado do Bolhão e da Rua de Santa Catarina, principal artéria de comércio da cidade, a proximidade a equipamentos de ensino e uma rede de transportes públicos, com duas estações de Metro nas proximidades, assim como a uma oferta cultural e de lazer diversificada, colocam-no no centro de toda a atividade da Baixa portuense.

Para Joana Lima “a centralidade do imóvel e os altos padrões de conforto inerentes ao projeto de reconversão, aliando um luxuriante jardim e estacionamento privativo, fazem deste empreendimento um bom ativo de rendimento e, simultaneamente, a morada ideal para quem procura residir no centro da cidade. É muito gratificante participar ativamente na comercialização deste magnífico projeto”.

O Emporium é um dos mais carismáticos edifícios na rua Sá da Bandeira, foi inicialmente projetado pelo arquiteto José Porto e construído em 1948 como edifício de grande prestígio e influência art deco. A solidez do betão armado e a cuidada seleção de materiais nobres, combinados com a aparência moderna do traçado e a dignidade da arquitetura clássica mantiveram o edifício como uma marca no Porto.

A intervenção em curso, da responsabilidade do arquiteto Duarte Morais Soares, preserva a história do Emporium, mas, ao incluir um exclusivo jardim com mais de 800 metros quadrados no seu interior, com árvores de grande porte e uma garagem privativa, permite aos residentes viver tranquilamente no centro da cidade.

Patrícia Barão, Head of Residential da JLL, sublinhou que “o Emporium será uma referência de qualidade na reabilitação urbana no Porto. Ao mesmo tempo, propõe aos seus habitantes uma experiência de refúgio no coração da cidade, com um enorme jardim, apartamentos amplos de grande qualidade e estacionamento. Isto, na envolvência histórica e carismática da Baixa, a apenas dois passos dos melhores restaurantes, museus, teatros e lojas da cidade. É uma proposta de primeira classe que vai de certeza ter uma aceitação extraordinária quer para habitação quer para investimento”.