Edward Snowden vai estar em Lisboa na Web Summit

Web Summit acaba de anunciar que Edward Snowden, o especialista americano da NSA, que denunciou as atividades de vigilância e que recebeu asilo temporário da Rússia, é um dos oradores na conferência que se realiza em Lisboa de 4 a 7 de novembro.

Edward Snowden vai estar em Lisboa na Web Summit
Edward Snowden vai estar em Lisboa na Web Summit

Edward Snowden vai estar em Lisboa, em novembro, na Web Summit. O especialista em segurança da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA é um dos oradores da conferência. Edward Snowden fez notícia em todo o mundo quando em 2013 divulgou informações classificadas da NSA, tendo-lhe sido concedido asilo temporário pela Rússia.

O jovem Snowden revelou a história que estava por trás do seu trabalho para a NSA, e como ajudou a construir o sistema de vigilância que recolheu milhões de telefonemas, mensagens de texto e e-mails dos cidadãos dos EUA e porque decidiu expor essa informação.

A Web Summit tem vindo a receber ativistas de privacidade e segurança, como Margrethe Vestager, Comissário Europeu da Concorrência, que voltará também em novembro à conferência, e outros como Stephen Hawking; Werner Vogels, CTO da Amazon; Garry Kasparov, mestre de xadrez e embaixador da segurança na Avast; Hicham Oudghiri, cofundador e CEO da Enigma Technologies; Natalia Oropeza, Chefe Diretor de segurança cibernética da Siemens AG.

Para além do Vestager, já foram anunciados outros oradores de nome mundial como o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair; o ex-boxeador profissional, Wladimir Klitschko; filho de Will Smith e fundador da JUST Water, Jaden Smith; Guo Ping, Presidente Rotativo da Huawei, e Katherine Maher, CEO da Wikipedia.