EMA recomenda vacina COVID-19 da Pfizer a crianças de 5 a 11 anos

Agência Europeia de Medicamentos recomenda vacina contra a COVID-19, da Pfizer, para crianças de 5 a 11 anos. A vacina é considerada é eficaz e bem tolerada e é administrada em duas doses com intervalo de três semanas.

EMA recomenda vacina COVID-19 da Pfizer a crianças de 5 a 11 anos
EMA recomenda vacina COVID-19 da Pfizer a crianças de 5 a 11 anos

O comité de medicamentos humanos da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) recomenda uso da vacina COVID-19 (Comirnaty) para crianças de 5 a 11 anos. A dose da vacina, desenvolvida pela BioNTech e Pfizer, a ser utilizada é de 10 µg e não de 30 µg que é usada nos idosos. A vacina é administrado em duas injeções nos músculos da parte superior do braço, com um intervalo de três semanas.

A EMA refere que em estudo realizado em crianças de 5 a 11 anos a vacina mostrou que a resposta imunológica na dose de 10 µg às crianças deste grupo de idades é comparável à observada com a dose mais alta de 30 µg em jovens dos 16 aos 25 anos.

A eficácia da vacina da Pfizer foi mostrada num ensaio que envolveu quase 2.000 crianças dos 5 aos 11 anos de idade que não apresentavam sinais de infeção por SARS-CoV-2. Essas crianças receberam a vacina ou um placebo (injeção simulada). Das 1.305 crianças que receberam a vacina, três desenvolveram COVID-19 em comparação com 16 das 663 crianças que receberam placebo. Isso significa que, neste estudo, a vacina foi 90,7% eficaz na prevenção de COVID-19 sintomático (embora a verdadeira taxa pudesse estar entre 67,7% e 98,3%).

Os efeitos secundários mais frequentes em crianças dos 5 aos 11 anos são semelhantes aos das pessoas com 12 anos ou mais. Incluem dor no local da injeção, cansaço, dor de cabeça, vermelhidão e inchaço no local da injeção, dores musculares e calafrios. Esses efeitos são geralmente leves ou moderados e melhoram alguns dias após a vacinação.