Embaixador da Venezuela em Lisboa chamado ao MNE devido à deteção de portugueses

Embaixador da Venezuela em Lisboa foi convocado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros. O Governo português transmitiu ao Governo venezuelano a grande preocupação pela detenção na Venezuela de 38 portugueses e lusodescendentes.

Embaixador da Venezuela em Lisboa chamado ao MNE devido à deteção de portugueses
Embaixador da Venezuela em Lisboa chamado ao MNE devido à deteção de portugueses. Edifício do MNE em Lisboa. Foto: Rosa Pinto

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) convocou o Embaixador venezuelano em Lisboa e transmiti-lhe a grande preocupação do Governo Português pela detenção, na Venezuela, de 38 gerentes de duas cadeias de supermercados portuguesas, 34 dos quais permaneciam ainda ontem detidos. Os detidos são nacionais portugueses e lusodescendentes.

O MNE indicou que foi referido ao Embaixador “o valioso contributo que a significativa comunidade portuguesa e lusodescendente na Venezuela vem dando ao desenvolvimento do tecido empresarial do país e, em particular, à capacidade do setor da distribuição, assim como a resiliência que estas empresas têm demonstrado face às dificuldades da economia venezuelana, continuando a assegurar um papel social fundamental no abastecimento das populações e na garantia de emprego.”

Foi ainda lembrado ao Embaixador que “a comunidade portuguesa na Venezuela, como tantas outras pelo mundo, está profundamente integrada e é conhecida pela sua capacidade de trabalho e pelo respeito pela ordem jurídica do país.”

Através do Embaixador, o Governo de Lisboa transmitiu ao Governo Caracas “preocupação com a situação dos setores comerciais onde a comunidade portuguesa está fortemente implantada, face às condicionantes económicas e legais que lhes são impostas.”

O MNE indicou que “as mesmas preocupações foram ontem transmitidas ao Ministro para as Relações Exteriores da Venezuela.”