Embaixador russo em Lisboa, Oleg Belous, morreu

Embaixador da Rússia em Portugal, Oleg Belous, morreu ontem, 8 de maio. O Ministro dos Negócios Estrangeiros português lamentou a perda de um “diplomata exemplar” que muito fez ao “serviço do reforço do relacionamento entre Portugal e Rússia”.

Embaixador russo em Lisboa, Oleg Belous, morreu
Embaixador russo em Lisboa, Oleg Belous, morreu. Foto: DR

O Embaixador da Federação da Rússia em Portugal, Oleg Belous, morreu ontem, 8 de maio. O diplomata de 66 anos estava como embaixador em Portugal desde 2013. Oleg Belous era formado pelo Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou, e iniciou a carreira diplomática em 1973 como embaixador extraordinário e plenipotenciário.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, apresentou, em nome do Governo português, condolências ao homólogo russo, Sergey Lavrov, e à família e colegas do Embaixador.

Em nota, Augusto Santos Silva lamentou a morte do Embaixador Oleg Belous, que definiu como um “diplomata exemplar”, que “colocou com grande mestria a sua longa experiência e invulgares qualidades profissionais e pessoais ao serviço do reforço do relacionamento entre Portugal e Rússia.”

O Ministro português referiu ainda que a ação diplomática do embaixador Oleg Belous “contribuiu de forma muito significativa para aprofundar a cooperação e estreitar os laços de amizade entre os nossos dois Países.”