Emprego na Região do Norte cresce na construção e na indústria

Mais 18 mil empregos criados na construção civil, no primeiro trimestre de 2019, mantem a taxa de desemprego na região norte nos 6,8%. Forte crescimento das exportações de automóveis e acessórios colocam as exportações a crescer 2,3%.

Emprego na Região do Norte cresce na construção e na indústria
Emprego na Região do Norte cresce na construção e na indústria. Foto: © Rosa Pinto

O relatório NORTE CONJUNTURA, referente ao 1º trimestre de 2019, indica que a indústria e a construção contribuíram com 1,5 pontos percentuais para o crescimento de 1,9 por cento do emprego total da Região do Norte. Dos cerca de 31 mil empregos criados por todos os ramos de atividade, cerca de 18 mil tiveram origem no ramo da construção e mais de 6 mil nas indústrias transformadoras, tendo sido o setor mais dinâmico.

Em relação a 1º trimestre de 2018 o emprego na construção cresceu 17,2%, com os edifícios licenciados para habitação a aumentarem 13,3%, bem como a avaliação bancária das habitações que cresceu 6,9%.

Dados do relatório indicam que o valor das exportações de mercadorias por parte de empresas da Região do Norte aumentou 2,3%, comparativamente a idêntico período de 2018, tendo-se verificado uma ligeira aceleração face ao último trimestre de 2018. Esta aceleração resultou, em particular, do forte crescimento de 7,6% das exportações de automóveis, outros veículos terrestres, partes e acessórios.

No setor do alojamento turístico os dados indicam que a atividade dos estabelecimentos de alojamento turístico do Norte, incluindo a hotelaria, o turismo no espaço rural e ainda as unidades de alojamento local com 10 ou mais camas, registaram no 1º trimestre de 2019 uma desaceleração do seu ritmo de crescimento.

Os rácios de crédito vencido às famílias e às sociedades não financeiras da Região do Norte voltaram a diminuir no 1º trimestre de 2019, atingindo o valor de 2,9% e de 7,1%, respetivamente.

Dados do relatório NORTE CONJUNTURA
Dados do relatório NORTE CONJUNTURA