Empresa Dominó de Condeixa, exemplo do investimento da UE

Sofia Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, vai explicar em Condeixa a importância do apoio financeiro da UE, abordando o exemplo da empresa Dominó. Sofia Alves vai também divulgar a iniciativa europeia #investEU.

Empresa Dominó, Condeixa
Empresa Dominó, Condeixa. Foto: DR

A empresa Dominó, com sede em Condeixa, é um exemplo do relançamento da indústria cerâmica em Portugal com apoio da União Europeia (UE). A empresa passou por dificuldades durante a crise, mas conseguiu manter os empregos e os salários.

Com 180 funcionários a Dominó exporta atualmente 65% da produção para 60 mercados. Num dia pode produzir 14 mil metros quadrados de revestimentos e pavimentos. Esta PME superou o difícil contexto económico e financeiro português do período da recessão e elevou o seu negócio ao investir em exportação e tecnologia.

A Dominó é uma das empresas de sucesso que serve de exemplo a Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, que no dia 24 de abril, vai estar em Condeixa para explicar os benefícios do investimento europeu.

Sofia Alves vai abordar a importância que o financiamento e o apoio da União Europeia teve durante os mais difíceis anos de crise. Um apoio financeiro que “foi decisivo para que muitas empresas conseguissem manter empregos, ultrapassar desafios, inovar e modernizar os seus modelos de negócio”.

A Comissão Europeia apoiou, através do pilar financeiro do Plano de Investimento para a Europa do Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos (FEIE), 13 projetos em Portugal e acordou financiamentos a numerosas pequenas e médias empresas (PME).

Os 13 projetos de infraestruturas e inovação ascendem a 665 milhões de euros de financiamento do Banco Europeu de Investimentos (BEI) no âmbito do FEIE. Um financiamento que deverá gerar, no total, 2,4 mil milhões de euros em investimentos.

Financiamento de PME, no âmbito do FEIE, envolveu já a aprovação de sete acordos com intermediários financeiros, bancos, fundos, e outros. O financiamento totaliza 495 milhões de euros que deverá gerar quase 1,5 mil milhões de euros em investimentos e vir a beneficiar cerca de 1,3 mil empresas mais pequenas ou startups.

Em Condeixa-a-Nova, no dia 24 de abril, a Chefe da Representação da Comissão Europeia, Sofia Colares Alves, e o presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita da Costa, vão divulgar a iniciativa europeia #investEU.

A iniciativa europeia que materializa a prioridade número um da Comissão Europeia, ou seja, “um investimento que fomente crescimento, emprego e inovação” vai ser explicada a empresários, académicos, investigadores e representantes de associações locais e nacionais.