Empresas do turismo dispõem de linha de crédito de 300 milhões de euros

Lançada linha de crédito de apoio às médias e grandes empresas do setor do turismo, com garantia do Estado, no montante de 300 milhões de euros. O objetivo é minimizar as necessidades de liquidez das empresas face às medidas impostas pela pandemia de COVID-19.

Empresas do turismo dispõem de linha de crédito de 300 milhões de euros
Empresas do turismo dispõem de linha de crédito de 300 milhões de euros. Foto: © Rosa Pinto

As empresas do turismo têm a partir de hoje, 30 de abril de 2021, disponibilizada a Linha de Apoio à Economia COVID 19 – Médias e Grandes Empresas do Turismo, para poderem fazer face às necessidades de liquidez decorrentes dos impactos nas empresas do turismo das restrições motivadas pela situação epidemiológica no país.

Esta linha de crédito é dirigida às médias e grandes empresas do setor do turismo, e conta com uma dotação de 300 milhões de euros. É promovida pelo Banco Português de Fomento, em articulação com o sistema bancário, e tem a natureza de uma linha de crédito garantida pelo Estado, com possibilidade de conversão parcial do crédito a fundo perdido, mediante a manutenção dos postos de trabalho.

Podem candidatar-se à esta linha de crédito, com uma vigência prevista até 31 de dezembro de 2021, as médias, small mid cap, mid cap e grandes empresas do turismo, para um montante de apoio de 4.000 euros por posto de trabalho, com os limites de 25% do volume de negócios em 2019 ou o dobro da massa salarial anual.

O prazo máximo das operações será de 6 anos, com 18 meses de carência de capital. É ainda possível converter em subvenção não reembolsável 20% do valor do financiamento, desde que se verifique a manutenção da totalidade dos postos de trabalho durante, pelo menos, 12 meses a contar da data de contratação.

Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, referiu: “O impacte económico desta pandemia no setor do turismo, agudizado com a imprevisibilidade da sua duração, justificam a criação desta linha de financiamento de 300 milhões de euros”,

A Secretária de Estado acrescentou que a linha de crédito “atua em complementaridade com outras medidas de apoio às empresas, e pretende responder às necessidades temporárias de fundo de maneio das empresas de maior dimensão, salvaguardando a sua atividade plena e o seu capital humano.”

Paralelamente, a Linha de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Turismo, promovida e gerida pelo Turismo de Portugal, foi reforçada em 20 milhões de euros, passando a ter uma dotação global de 140 milhões de euros.

Esta linha de apoio é dirigida exclusivamente às micro e pequenas empresas do turismo, e desde a sua criação, há cerca de um ano, já aprovou 12.703 candidaturas, com um financiamento de 121,1 milhões de euros, e garantiu a manutenção de perto de 40 mil postos de trabalho.