Empresas Gazela estimulam a economia da região centro

As 95 empresas Gazela da região centro estimulam o emprego e os negócios. De 2014 para 2017, passaram de 967 para 3.063 trabalhadores e o volume de negócios cresceu 388%, com uma faturação, em 2017, de 324 milhões de euros.

Empresas Gazela estimulam a economia da região centro
Empresas Gazela estimulam a economia da região centro

A região Centro conta com 95 empresas Gazela. Empresas jovens com um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios num curto espaço de tempo. Trata-se de um pequeno número de empresas no universo global de empresas que se encontram em todos os setores de atividade.

Estas empresas Gazela diferenciam-se pelo posicionamento nos mercados e pela capacidade de gestão e de risco, e são responsáveis por estimular a economia e contribuírem decisivamente para a coesão e a competitividade da região Centro.

Para Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), “compreender o dinamismo e o sucesso destas empresas é uma prioridade para a região Centro e um importante indicador para as políticas públicas”.

A responsável pela CCDRC referiu: “São exemplos destes que procuramos e queremos multiplicar, numa região em que parte da sua riqueza reside na diversidade”. No centro há uma grande diversidade “em termos de atividades económicas, das mais tradicionais às mais inovadoras, quer na dimensão das suas empresas. A resiliência e a capacidade empreendedora dos nossos empresários merecem a nossa distinção”.

O estudo da CCDRC, que tem vindo a ser feito anualmente nos últimos sete anos indica que nas empresas Gazela na região Centro destacam-se pelos seguintes aspetos:

O número de empresas Gazela identificadas na região Centro aumentou (16%) face ao ano de 2017, passando de 82 para 95 empresas em 2018;

Estas empresas têm um elevado potencial para gerar novos de postos de trabalho, tendo triplicado as pessoas ao serviço entre 2014 e 2017, passando de 967 trabalhadores para 3.063 trabalhadores;

O volume de negócios cresceu de forma significativa, em 388%, entre 2014 e 2017, comprovando que mesmo em anos de maiores constrangimentos estas empresas conseguem continuar a expandir as suas atividades, pois faturaram 66 milhões de euros em 2014 e 324 milhões de euros em 2017.

Cerca de metade, neste caso 47% do total, das 95 empresas Gazela apresentavam valores de exportações. O total de exportações destas empresas somava cerca de 83 milhões de euros, em 2017, o que representava, em termos médios, 26% do volume de negócios;

Um quarto destas empresas desenvolve as suas atividades nas indústrias transformadoras e, em conjunto com as atividades da construção, neste caso 19%, e do comércio em 17%, representam 61% das empresas Gazela da região;

Em termos de distribuição geográfica as empresas estão bastante disseminadas pelo território, repartindo-se por 41 municípios da Região Centro, sendo os concelhos de Coimbra e Leiria os que têm um maior número, com 8 empresas Gazela cada, seguidos pelos municípios de Aveiro com 7, Torres Vedras e Viseu com 5, cada. Com três empresas Gazela, encontram-se sete municípios: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Caldas da Rainha, Estarreja, Ílhavo e Mangualde;

Cerca de 55% das empresas Gazela apuradas foram 31% constituídas nos anos de 2013 e 24% em 2014;

No final de 2018, 61% das empresas Gazela que se candidataram aos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020 estão já a ser apoiadas, num total de 32 projetos, sendo 27 no Centro 2020, representando 17 milhões de euros de investimento e 8 milhões de euros de incentivo.