Enciclopédia da União Europeia apresentada no Porto

A obra ‘Enciclopédia da União Europeia’ que envolveu várias universidades portuguesas assinala 60 anos dos Tratados de Roma, abordando conceitos, teorias, instituições, políticas, acontecimentos e personalidades.

Enciclopédia da União Europeia
Enciclopédia da União Europeia

A obra ‘Enciclopédia da União Europeia’ tem apresentação no Porto por Alessandra Silveira e Sofia Pais, titulares das Cátedras Jean Monnet em Direito da União Europeia, respetivamente nas universidades do Minho e Católica do Porto. A apresentação é inserida na sessão do ‘I Encontro de Professores de Direito da União Europeia’, que inclui oradores como Paulo Rangel e Miguel Poiares Maduro.

A obra é resultado de uma parceria entre o Centro de Estudos em Direito da União Europeia (CEDU) da Universidade do Minho, o Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) das universidades do Minho e de Évora e ainda o Centro de I&D sobre Direito e Sociedade (CEDIS) da Universidade Nova de Lisboa. A ‘Enciclopédia da União Europeia’ foi coordenada por Ana Paula Brandão, Isabel Camisão, Francisco Pereira Coutinho e Joana Covelo de Abreu.

O livro surge ‘simbolicamente’ quando se comemora o 60º aniversário da assinatura dos Tratados de Roma que criaram a Comunidade Económica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atómica, um livro que “pretende ser acessível ao público em geral, com conceitos, teorias, instituições, políticas, acontecimentos e personalidades que ajudem a compreender a natureza, o funcionamento e os processos de construção e integração da União Europeia.”

A publicação consiste num volume de 500 páginas editada pela Petrony e “inclui 161 entradas de 106 colaboradores, escolhidos entre peritos de diversas áreas, desde Ciência Política, Economia, Relações Internacionais, Direito, História e Sociologia.”