Ensino básico com aulas pela televisão

Alunos do ensino básico vão ter no 3.º período letivo, apenas aulas a distância. Para complementar o trabalho dos professores são emitidas na RTP Memória sessões com conteúdos pedagógicos referentes a matérias essenciais do 1.º ao 9.º ano.

Alunos do ensino básico vão ter no 3.º período letivo, apenas aulas a distância. Para complementar o trabalho dos professores são emitidas na RTP Memória sessões com conteúdos pedagógicos referentes a matérias essenciais do 1.º ao 9.º ano.
Alunos do ensino básico vão ter no 3.º período letivo, apenas aulas a distância. Para complementar o trabalho dos professores são emitidas na RTP Memória sessões com conteúdos pedagógicos referentes a matérias essenciais do 1.º ao 9.º ano. Foto: © Rosa Pinto

Durante o 3.º período letivo, as aulas a distância vão ter o apoio por sessões a serem emitidas na RTP Memória. A emissão a conteúdos pedagógicos temáticos é feita com base em sessões lecionadas por professores.

As aulas decorrem no espaço #EstudoEmCasa do canal Memória no período das 09h00 às 17h50, com conteúdos organizados para diferentes anos letivos. Estas sessões são uma ferramenta importante para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos através das outras plataformas e meios digitais.

O Ministério da Educação (ME) indicou que “os conteúdos pedagógicos temáticos contemplam matérias que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º ano, agrupados por: 1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano, abrangendo matérias de uma ou mais disciplinas do currículo, as quais servirão de complemento ao trabalho dos professores com os seus alunos”.

O ME referiu que “com a emissão do #EstudoEmCasa, através do sinal da RTP Memória, é alcançada a generalidade dos alunos, atendendo a que o canal emite na TDT, mas também na televisão por cabo e por satélite, ficando ainda disponíveis nas plataformas digitais da RTP e da Direção-Geral da Educação (DGE), com todas as emissões e respetivos conteúdos disponíveis”.

A partir de 14 de abril, “nos primeiros dias do 3.º período letivo, professores e alunos vão ficar a conhecer em detalhe o que irá comportar ‘a escola na televisão’, considerando o material a seguir para as escolas. Na segunda-feira, dia 20 de abril, arrancam as emissões do #EstudoEmCasa, que decorrerão até ao final do ano letivo, de segunda a sexta-feira”, indicou o ME.

O Canal RTP memória pode ser sintonizado nas seguintes posições de acordo com o meio de receção:

TDT – posição 7
MEO – posição 100
NOS – posição 19
Vodafone – posição 17
Nowo – posição 13

As sessões podem ainda ser visualizadas em:

https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia on demand e módulos individualizados).
Numa App com todos os conteúdos do #EstudoEmCasa.

Também a RTP 2 vai transmitir conteúdos, orientados para crianças da Educação Pré-escolar (dos 3 aos 6 anos).