Equipas especializadas dos Bombeiros Voluntários reforçam resposta à pandemia

Criadas equipas especializadas nos Bombeiros Voluntários para reforçar o apoio à saúde e responder às exigências da pandemia na comunidade. As 496 equipas estão espalhadas por todo o país. Os encargos são da ordem de 1,3 milhões de euros por mês.

Equipas especializadas dos Bombeiros Voluntários reforçam resposta à pandemia
Equipas especializadas dos Bombeiros Voluntários reforçam resposta à pandemia

Equipas especializadas nos corpos de bombeiros voluntários vão reforçar as operações de apoio na área da saúde pública e de resposta à pandemia de COVID-19. As 496 equipas estão disponíveis em todos os distritos do território continental.

Estas equipas que agora estão a ser criadas têm por base o estabelecido em despacho da Secretária de Estado da Administração Interna, em novembro de 2020, com o objetivo de intervirem no apoio, socorro e transporte de doentes, com a afetação permanente de uma ambulância de socorro e respetiva tripulação, durante as 24 horas por dia e os 7 dias da semana.

O Ministério da Administração Interna (MAI) lembra, em comunicado, que as medidas adotadas pelo Governo, em 14 de janeiro, no âmbito do Estado de Emergência vieram “determinar a operacionalização deste dispositivo permanente, alargando a sua atuação à assistência às operações no âmbito do plano de vacinação contra a COVID -19.”

O MAI indica que na Região Norte estão criadas 135 equipas especializadas, na Região Centro 169 equipas, na Região de Lisboa e Vale do Tejo 108 equipas, no Alentejo 63 equipas e no Algarve 21 equipas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil vai suportar os encargos com as equipas através do pagamento às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, de um valor diário de 85 euros por veículo. Os encargos previstos correspondem a um valor mensal de cerca de 1,3 milhões de euros.

O MAI indica que esta medida vai, através da criação destas equipas especializadas, permitir uma resposta operacional dos corpos de bombeiros ao agravamento da situação epidemiológica e por outro lado fortalece a capacidade financeira das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários.